Timbre ABE

Prof. Dr. A. A. Bispo, Dr. H. Hülskath (editores) e curadoria científica
© 1989 by ISMPS e.V. © Internet-edição 1999 by ISMPS e.V. © 2006 nova edição by ISMPS e.V.
Todos os direitos reservados


»»» impressum -------------- »»» índice geral -------------- »»» www.brasil-europa.eu

No. 89 (2004: 3)


 

Titulo coloquio 450 anos

    Entidades promotoras
    Academia Brasil-Europa
    I.S.M.P.S./I.B.E.M.: Instituto de Estudos Culturais do Mundo de Língua Portuguesa/Instituto Brasileiro de Estudos Musicológicos

    Em cooperação com
    Seminário de Musicologia da Universidade de Bonn, República Federal da Alemanha

    e apoios das seguintes instituições

    Secretaria de Cultura do Município de São Paulo
    Centro Cultural São Paulo
    Discoteca Oneyda Alvarenga
    Theatro Municipal de São Paulo
    Páteo do Colégio
    Philharmonia Brasileira
    Prefeitura e Câmara Municipal de Joanópolis
    Academia Brasileira de Música
    Fundação Casa Rui Barbosa
    Museu Casa Burle Marx, SPHAN
    Museu Imperial, MInC
    Instituto Politécnico de Coimbra
    Instituto de Estudos Clássicos da Universidade de Coimbra
    Associação Cante e Dance com a Gente RS
    Philharmonia Brasileira
    Instituto dos Meninos Cantores de Petrópolis

    Direção geral
    Dr. Antonio Alexandre Bispo

Sessao inaugural Coloquio 450 anos

 

Estudos interculturais e estudos paulistas

450 ANOS DE SÃO PAULO
COLÓQUIO INTERNACIONAL DE ESTUDOS INTERCULTURAIS
ACADEMIA BRASIL-EUROPA

Recepção e sessão inaugural
14 de março de 2004

 

Land's Park HotelA sessão de abertura do Colóquio Internacional de Estudos Interculturais pelos 450 anos de São Paulo teve lugar no dia 14 de março de 2004 na sala de conferências do Land‘s Park Hotel.

O objetivo da sessão foi o de considerar os objetivos do evento sob o ponto de vista do desenvolvimento teórico dos estudos culturais.

Uma atenção especial foi dada à comemoração dos 50 anos do Congresso Internacional de Folclore realizado por ocasião do IV Centenário da cidade, um evento de grande importância para a história recente dos estudos culturais.

Naquela ocasião, procedeu-se a conceituações de cultura e a definições da área de estudos do Folclore e seus objetivos que influenciou durante décadas o pensamento e os trabalhos culturais de amplos círculos de pensadores e pesquisadores.

A mudança de paradigmas que de forma crescente atingiu a área de Folclore desde a década de 70 e o desenvolvimento de outros enfoques nas ciências culturais dos últimos anos justificam um balanço da situação das reflexões teóricas e metodológicas no início de um colóquio que se dedica a estudos interculturais.

Após as palavras de abertura do Prof. Dr. A. A. Bispo sobre as tendências do pensamento teórico-cultural contemporâneo e suas conseqüências para os estudos culturais brasileiros e das relações euro-brasileiras, seguiram-se palavras de saudação de autoridades e de representantes de instituições do Exterior.

Em nome de Portugal ouviram-se, entre outras, saudações e reflexões da Profa. Dra. Maria Augusta Alves Barbosa, da Universidade de Coimbra, e do Dr. Armindo Borges, da presidência do Instituto de Estudos da Cultura Musical do Mundo de Língua Portuguesa.

Os autores salientaram a importância do evento sob o ponto de vista português, uma vez que os 450 anos de São Paulo diz respeito à sua fundação no quadro da expansão e da colonização portuguesa. Esse fato traz à memória os múltiplos motivos das viagens das Descobertas e dos princípios da Cristianização.

O processo que levaria à criação de povoados e cidades, e à abertura de caminhos deve ser inserido em processos urbanos experimentados no próprio contexto cultural dos séculos XV e XVI. Assim, as relações entre processos culturais e processos urbanos são estreitas e exigem, para o seu estudo, a consideração de seus elos no próprio Portugal. Entre os aspectos a serem considerados, a música ocupa uma posição importante na discussão teórica e na análises desses processos histórico-culturais. Entre outros, deve-se lembrar do desenvolvimento da polifonia portuguesa nos seus vínculos com outras regiões e outros centros culturais da Europa.

A conferência principal da sessão ficou a cargo da Profa. Dr.Dra. Julieta de Andrade, participante do Congresso Internacional de 1954 e que acompanhou de perto os debates teóricos no âmbito dos estudos culturais das últimas décadas como membro da Associação Brasileira de Folclore, diretora da Escola de Folclore do Museu de Artes e Técnicas Populares e professora universitária nas áreas de Antropologia e Sociologia.

Julieta de AndradeApresentando documentos originais e pouco conhecidos concernentes ao trabalho na área na década de 40, sobretudo no âmbito do Conservatório Dramático e Musical de São Paulo, considerou os pressupostos da organização do Congresso de 1954.

Recordou, a seguir, as circunstâncias que levaram à formação do acervo do Museu de Artes e Técnicas Populares e os trabalhos desenvolvidos através das décadas.

Apontou aqui, com base em documentos pessoais, a aspectos desconhecidos e desenvolvimentos internos da organização dos estudos respectivos e dos trabalhos do Museu. Teceu um panorama do contexto no qual se desenvolveram os debates renovadores de conceitos e da metodologia desse ramo de estudos nas suas relações com outras esferas culturais e que levaram a publicações sobre a Ciência do Folclore no início da década de 70. Apresentou, também, alguns aspectos deploráveis e questionáveis do desenvolvimento das últimas décadas e a situação crítica da disciplina, o que indica também a necessidade de sua reconsideração teórica.

Dando prosseguimento à exposição, o pesquisador Luis Fernando de Andrade, também por longos anos colaborador do presidente da Associação Brasileira de Folclore e da direção do Museu de Artes e Técnicas Populares, salientou o papel exercido por Rossini Tavares de Lima na discussão do passado recente. As suas palavras representaram uma homenagem póstuma a esse pesquisador. Trouxeram à memória a necessidade de um prosseguimento das reflexões segundo o desenvolvimento do pensamento no Brasil.

Várias outras pesquisadoras que participaram nos trabalhos da Associação Brasileira de Folclore tomaram a palavra, assim como representantes de outros Estados.

O dia de abertura do Colóquio foi encerrado com uma recepção.

 

ao indice deste volume (n° 89)
à página inicial
Editor