Prof. Dr. A. A. Bispo, Dr. H. Hülskath (editores) e curadoria científica
© 1989 by ISMPS e.V. © Internet-edição 1999 by ISMPS e.V. © 2006 nova edição by ISMPS e.V.
Todos os direitos reservados


»»» impressum -------------- »»» índice geral -------------- »»» www.brasil-europa.eu

No. 84 (2003: 4)


 

    Entidades promotoras
    Akademie Brasil-Europa
    I.S.M.P.S. e.V./I.B.E.M.: Institut für Studien der Musikkultur des portugiesischen Sprachraumes/Instituto Brasileiro de Estudos Musicológicos
    ACDG: Associação Cultural Cante e Dance com a Gente (Novo Hamburgo RS)
    Institut für hymnologische und musikethnologische Studien e.V. (Maria Laach)

    Direção geral
    Dr. Antonio A. Bispo
    Direção Forum RS
    Dra. Helena de Souza Nunes, Rodrigo Schramm

© Foto: H. Hülskath, 2002
Archiv A.B.E.-I.S.M.P.S.

 

CAIPIRISMO E INTERNACIONALIDADE
MÚSICA RURAL - E IDENTIDADE NO EDIFÍCIO GLOBAL DO SABER

Grußworte des Bürgermeisters von Joanópolis

Ari Cardoso

 

Gostaria em primeiro lugar de cumprimentar o Dr. Antonio Alexnadre Bispo, pela iniciativa deste evento e por permitir que parte dele venha acontecer em nosso município.
em segundo agradecer a todos estes pesquisadores e participantes que viajaram milhares de quilômetros para estarem presentes nesta cidade e não apenas ensinando, mas também estudando e divulgando seus conhecimentos, valorizando a música, a cultura e a arte.
Cumprimentar também os memgros das tribos Krahôs e Xerentes que aqui estão representando suas tribos e toda a nação indígena, cujo sangue corre nas veias de nós, brasileiros.
À baroneza Maria Carolina Baratta Dragono, descendente dos imperadores Pedro I e II, cuja família desde cedo aprendemos a admirar e respeitar pelos feitos históricos em nosso país.

Senhoras e senhores,

É com muita satisfação que recebmos em nosso município os participantes deste congresso de estudos euro-brasileiros, principalmente pelo fato de valorizarem a nossa cultura raíz, nossa cultura caipira, nossa cultura folclória, que com a graça de Deus tem se mantido através dos nossos folgazões de São Gonçalo e de sua inabalável fé, de nossos violeiros, nosso grupo caiapós, nossos catireiros e tantos outros que preservam e praticam os costumes do nosso povo e se orgulham de tal feito, orgulham-se do caipirismo e da cultura de nossos antepassados.

Lamento apenas que muitos brasileiros, que poderiam e deveriam valorizar, apoiar, incentivar e participar a cultura do Brasil, deixam-se levar pela cultura de massa, perdendo-se nos meandros da mídia que visa o lucro rápido mais do que a propagação e a valorização da nossa cultura.

Joanópolis, encravada na serra da Mantiqueira, tem a felicidade de manter preservado seu patrimônio folclórico-cultural, apesar de muita coisa ter se perdido, por outro lado o cerno do nosso tronco continua vivo, sendo mantido por pessoas do cunho de João Toledano Sanches, do Sr. Dito Martins, Vicente Pinheiro, Elias do Grupo de Caiapós, e obviamente o sr. João Egidio e seu grupo de São Gonçalo. São essas pessoas e tantas outras, que por devoção, amor e tradição mantém a cultura caipira viva.

É gratificante ver que um grupo de tão conceituados estudiosos se faz presente em nosso município, em nosso país, para falar, estudar e coletar dados sobre muita coisa que acaba passando de forma desapercebida de muitos brasileiros. É gratificante notar que a nossa cultura raíz ainda comove, ainda desperta interesse e vem compor os alicerces do edifício cultural deste planeta …

Mais uma vez parabéns a vocês pelo trabalho, pela iniciativa, pela defesa da nossa cultura. Em nome da população de Joanópolis o muito obrigado e gostaria de pedir uma salva de palmas a todos vocês, como uma forma simbólica de dar em cada um o abraço fraternal do nosso povo.

 

Alguns textos dos anais do Congresso foram publicados em:/Einige Texte der Annalen des Kongresses wurden veröffentlicht in:
Musik, Projekte und Perspektiven. A.A. Bispo u. H. Hülskath (Hgg.).
In: Anais de Ciência Musical - Akademie Brasil-Europa für Kultur- und Wissenschaftswissenschaft. Köln: I.S.M.P.S. e.V., 2003.
(376 páginas/Seiten, só em alemão/nur auf deutsch)
ISBN 3-934520-03-0

Pedidos com reembolso antecipado dos custos de produção e envio (32,00 Euro)
Bestellungen bei Vorauszahlung der Herstellungs- und Versandkosten (32,00 Euro):
ismps@ismps.de
Deutsche Bank Köln (BLZ 37070024). Kto-Nr. 2037661

Todos os direitos reservados. Reimpressão ou utilização total ou parcial apenas com a permissão dos autores dos respectivos textos.
Alle Rechte vorbehalten. Nachdruck und Wiedergabe in jeder Form oder Benutzung für Vorträge, auch auszugsweise, nur mit Genehmigung der Autoren der jeweiligen Texte.

 

zum Index dieser Ausgabe (Nr. 84)/ao indice deste volume (n° 84)
zur Startseite / à página inicial
Editor