Prof. Dr. A. A. Bispo, Dr. H. Hülskath (editores) e curadoria científica
© 1989 by ISMPS e.V. © Internet-edição 1999 by ISMPS e.V. © 2006 nova edição by ISMPS e.V.
Todos os direitos reservados


»»» impressum -------------- »»» índice geral -------------- »»» www.brasil-europa.eu

No. 79 (2002: 5)


 

    Entidades promotoras
    Akademie Brasil-Europa
    I.S.M.P.S. e.V./I.B.E.M.: Institut für Studien der Musikkultur des portugiesischen Sprachraumes/Instituto Brasileiro de Estudos Musicológicos
    ACDG: Associação Cultural Cante e Dance com a Gente (Novo Hamburgo RS)
    Institut für hymnologische und musikethnologische Studien e.V. (Maria Laach)

    Direção geral
    Dr. Antonio A. Bispo
    Direção Forum RS
    Dra. Helena de Souza Nunes, Rodrigo Schramm

© Foto: H. Hülskath, 2002
Archiv A.B.E.-I.S.M.P.S.

 

Congresso de Estudos Euro-Brasileiros 2002

Introdução

 

Congresso de Estudos Euro-Brasileiros 2002
Sessão de Abertura- Forum RS. Gramado
© Foto: H. Hülskath, 2002-Archiv A.B.E.-I.S.M.P.S.
O Congresso de Estudos Euro-Brasileiros 2002 inseriu-se na longa série de eventos internacionais dedicados a questões científico-culturais e musicológicas que vem sendo promovida, há anos, pela Academia Brasil-Europa e pelo Instituto de Estudos da Cultura Musical no Mundo de Língua Portuguesa/ Instituto Brasileiro de Estudos Musicológicos. O Congresso encerrou um triênio de colóquios científicos iniciado com o Congresso "Brasil-Europa 500 Anos: Música e Visões", realizado em 1999, em Colonia, República Federal da Alemanha, sob os auspícios da Embaixada do Brasil e em trabalho conjunto com a emissora Deutsche Welle, com a Universidade de Colonia e outras instituições de países europeus e americanos.

O Congresso de Estudos Euro-Brasileiros 2002 realizou-se de forma decentralizada. As sessões tiveram lugar em diversas cidades e regiões do Brasil: no Rio Grande do Sul, em São Paulo e no Rio de Janeiro. Três complexos temáticos foram tratados com especial atenção, a saber: questões de pesquisa da imigração em áreas de colonização alemã no Sul do Brasil, questões de interação cultural de sociedades rurais e tribais e questões relacionadas com memória e música em grupos de diferentes identidades culturais à luz do processo criador no presente e construtor do futuro.

O Congresso teve como objetivo fortalecer redes existentes de pesquisadores da cultura e da música de diversas regiões do Brasil e da Europa, contribuindo assim para o desenvolvimento das diversas iniciativas, concepções e projetos sob uma perspectiva ampla e solidária do trabalho inter- e transcultural. A sua orientação foi fundamentalmente dirigida ao futuro.

O Congresso não poderia ter sido realizado sem o apoio das numerosas universidades, órgãos governamentais, municipalidades e organizações particulares, museus e igrejas de diferentes confissões. As sessões no Rio Grande do Sul foram planejadas e realizadas em cooperação com a ACDG (Associação Cultural Cante e Dance com a Gente), sob a direcão da Profa. Dra. Helena de Souza Nunes. A sessão no Guarujá realizou-se graças à Associação de Folclore e Artesanato do Guarujá, entidade presidida pela Dra. Esther d'Almeida Karwinsky. Um agradecimento muito especial cabe à musicista Maria Bragança pela sua decisiva colaboração na programação artística do Congresso. [...]

Harald Hülskath

Congresso de Estudos Euro-Brasileiros 2002
Itamaraty, Rio de Janeiro
© Foto: H. Hülskath, 2002-Archiv A.B.E.-I.S.M.P.S.

 

Texto incompleto e sem notas/Unvollständiger Text ohne Anmerkungen
Da publicação:/Aus der Veröffentlichung:
Musik, Projekte und Perspektiven. A.A. Bispo u. H. Hülskath (Hgg.).
In: Anais de Ciência Musical - Akademie Brasil-Europa für Kultur- und Wissenschaftswissenschaft. Köln: I.S.M.P.S. e.V., 2003.
(376 páginas/Seiten, só em alemão/nur auf deutsch)
ISBN 3-934520-03-0

Pedidos com reembolso antecipado dos custos de produção e envio (32,00 Euro)
Bestellungen bei Vorauszahlung der Herstellungs- und Versandkosten (32,00 Euro):
ismps@ismps.de
Deutsche Bank Köln (BLZ 37070024). Kto-Nr. 2037661

Todos os direitos reservados. Reimpressão ou utilização total ou parcial apenas com a permissão dos autores dos respectivos textos.
Alle Rechte vorbehalten. Nachdruck und Wiedergabe in jeder Form oder Benutzung für Vorträge, auch auszugsweise, nur mit Genehmigung der Autoren der jeweiligen Texte.

 

zum Index dieser Ausgabe (Nr. 79)/ao indice deste volume (n° 79)
zur Startseite / à página inicial
Editor