Prof. Dr. A. A. Bispo, Dr. H. Hülskath (editores) e curadoria científica
© 1989 by ISMPS e.V. © Internet-edição 1999 by ISMPS e.V. © 2006 nova edição by ISMPS e.V.
Todos os direitos reservados


»»» impressum -------------- »»» índice geral -------------- »»» www.brasil-europa.eu

No. 79 (2002: 5)


 

    Entidades promotoras
    Akademie Brasil-Europa
    I.S.M.P.S. e.V./I.B.E.M.: Institut für Studien der Musikkultur des portugiesischen Sprachraumes/Instituto Brasileiro de Estudos Musicológicos
    ACDG: Associação Cultural Cante e Dance com a Gente (Novo Hamburgo RS)
    Institut für hymnologische und musikethnologische Studien e.V. (Maria Laach)

    Direção geral
    Dr. Antonio A. Bispo
    Direção Forum RS
    Dra. Helena de Souza Nunes, Rodrigo Schramm

© Foto: H. Hülskath, 2002
Archiv A.B.E.-I.S.M.P.S.

 

Relato do

CONGRESSO INTERNACIONAL DE ESTUDOS EURO-BRASILEIROS 2002

1. Fase: Regiões de colonização alemã no Rio Grande do Sul

 

A primeira parte do Congresso de Estudos Euro-Brasileiros 2002 pretendeu dar prosseguimento aos trabalhos dedicados a questões de imigração, em particular às relações entre a Alemanha e o Brasil, desenvolvidos há anos pela Academia Brasil-Europa, pelo Instituto de Estudos da Cultura Musical no Mundo de Língua Portuguesa e pelas organizações precedentes a essas entidades. Deveria ser assim marcada a passagem dos 30 anos de existência do programa de pesquisa cultural de grupos populacionais de origem alemã iniciado em 1972 com viagens de contactos efetuadas em regiões de colonização dos estados do Espírito Santo, Bahia, Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul. Entre os projetos posteriores, menciona-se a viagem realizada para a pesquisa de questões culturais nos territórios das antigas Missões, no Rio Grande do Sul, e aquela efetuada em 1981 com a finalidade de estudar os órgãos de bambús desse estado, em particular o de São Leopoldo.

O Congresso "Brasil-Europa 500 Anos: Música e Visões" incluiu uma exposição dedicada ao tema "A Cultura de imigrantes alemães no Brasil". No ano 2000, o I.B.E.M. promoveu viagens preparatórias ao Sul do Brasil, tendo-se estudado as condições de várias cidades dos estados do Paraná e de Santa Catarina como possíveis sedes do evento. Projetara-se a realização da abertura do evento em Foz do Iguaçú. No decorrer do ano de 2001 foram desenvolvidos estudos da história das relações teuto-brasileiras, tendo-se considerado, em particular, o contexto cultural e político da atividade de Ivo Dane, fundador do Instituto de Estudos Luso-Brasileiros da Universidade de Colonia.


Em março de 2002, a iniciadora e responsável pelo projeto "Cante e Dance com a Gente", de Nova Leopoldo, Profa. Dra. Helena de Souza Nunes, acompanhada pelo Sr. Rodrigo Schramm, esteve presente em encontro preparatório promovido pelo I.B.E.M., em Joanópolis, São Paulo. De acordo com a programação combinada, essa entidade desenvolveu os seus trabalhos de organização local. No decorrer dos preparativos, as circunstâncias regionais exigiram várias modificações no projeto conjuntamente elaborado.

Para a realização da primeira parte do congresso no Rio Grande do Sul, a Academia Brasil-Europa e o I.S.M.P.S. receberam manifestação de boas vindas por parte da primeira dama do Govêrno do Estado, a Sra. Judith Dutra. A Conferência Nacional dos Bispos do Brasil apoiou o evento através da Arquidiocese de Porto Alegre e da Diocese de São Leopoldo, enviando representantes e especialistas. Para auxiliar a organização local, o departamento de projetos da ULBRA colocara-se também à disposição. Dias antes do evento, o presidente da A.B.E. dirigiu-se a São Leopoldo para a discussão dos preparativos finais do evento com os organizadores locais, sob a direção de Helena de Souza Nunes e de Rodrigo Schramm.

Vorsitzende der ACDG/Presidente da ACDG
O evento foi precedido por uma missa solene, celebrada na igreja de Gramado, às 18.00 horas do dia 15 de setembro. A parte musical da celebração esteve a cargo de grupos corais e instrumentais de comunidades da região. Após a solenidade, o presidente da A.B.E. elucidou os objetivos do Congresso e sobretudo a temática do Simpósio de Música Sacra e Cultura Brasileira, situando-os na série de eventos que vem sendo realizada há décadas pelo I.S.M.P.S., pela A.B.E. e pelas organizações precedentes. Nessa alocução foi considerada a dimensão musicológica do tema da Campanha da Fraternidade da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil e a relevância da escolha desse tema no âmbito das comemorações dos 25 anos de existência do Conselho Indigenista Missionário (CIMI) no Brasil.

Willkommensgruß der Stadt Gramado
Boas vindas da Cidade de Gramado
Às 19:30 horas, o congresso foi oficialmente aberto com um ato festivo levado a efeito no auditório da Casa da Cultura de Gramado. As palavras de abertura foram proferidas pela presidente da Associação Cante e Dance com a Gente. A seguir, representantes das municipalidades e das secretarias de cultura de Gramado, Nova Petrópolis e Dois Irmãos apresentaram as suas boas vindas. A cidade de São Leopoldo esteve presente na pessoa do reitor da Escola Superior de Teologia da Universidade da Igreja Evangélica de Confissão Luterna no Brasil, Prof. Dr. Lothar Carlos Hoch, o qual salientou o significado da música no trabalho universitário, em particular no âmbito da sua entidade. A representante do município de Nova Petrópolis destacou a relevância da música para a identidade cultural dos brasileiros descendentes de alemães e a necessidade de início de uma nova fase nos trabalhos internacionais teuto-brasileiros sob a nova orientação das entidades responsáveis pelo Congresso. A sociedade de cultura de Gramado, representada pelo diretor da sua casa da juventude, salientou o significado do trabalho associativo para os centros alemães do Brasil. Considerou-se o trabalho de Theo Klein a favor do fortalecimento das relações entre a Alemanha e o Brasil.

Nas suas palavras de saudação, dirigidas em carta ao Congresso, o diretor do Seminário de Musicologia da Universidade de Bonn, Prof. Dr. Erik Fischer, acentuou o significado e as perspectivas de uma pesquisa musicológica orientada segundo as ciências da cultura. A Conferência Nacional dos Bispos do Brasil, representada pelo P. Victor Hugo Erard, acentuou a natureza ecumênica do Congresso, claramente manifesta na sua programação. Seguiram-se conferências introdutórias do presidente da A.B.E. e da iniciadora da ACDG. A sessão foi emoldurada por apresentações musicais para coro e grupos instrumentais preparadas de acordo com a orientação do projeto músico-pedagógico CDG.

No primeiro dia de trabalhos, o 16 de setembro, realizaram-se duas sessões na sala de conferências do centro de cultura de Gramado. A primeira sessão foi dirigida pelo Dr. André Daniel Lichter. As traduções para o alemão foram realizadas por Bettina Lichter. A Profa. Dra. Marie Rose Agrifoglio, da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, expôs os trabalhos acadêmicos já realizados e aqueles em andamento relativos ao estudo dos complexos culturais da região. Na sua qualidade de Presidente da Associação Gaúcha de Folclore, considerou sobretudo o projeto de pesquisa cultural dedicado ao levantamento de instituições e nomes da história da imigração alemã, em particular daquelas de interesse musicológico. Após a sua exposição, apresentaram-se dois outros membros da Associação de Folclore do Rio Grande do Sul, o Sr. Antonio Frison e a Sra. Christina Rolim Wolffenbüttel.

Dois complexos temáticos e projetos de pesquisas foram apresentados: a revelação e a valorização do serrote musical como elemento singular de interesse atual dos estudos folclóricos no Rio Grande do Sul e a permanência e transformação da cultura tradicional nas áreas de colonização alemã no exemplo dos grupos de atiradores de Montenegro.

Essas conferências dos representantes da pesquisa da cultura popular do Rio Grande do Sul levantaram questões de particular relevância nos estudos culturais regionais, em especial do processo de folclorização e do papel dos descendentes de alemães na formação histórico-cultural da identidade gaúcha. Essa parte do evento foi encerrada com um breve recital do Sr. Antonio Frison.

Na segunda parte da primeira sessão, as atenções foram dirigidas ao trabalho cultural e a projetos de círculos de descendentes de alemães. O Sr. Dieter Kleine, como presidente da Associação Cultural de Gramado, apresentou o vir-a-ser histórico e os objetivos da sua instituição. A seguir, juntamente com o seu antecessor na direção dessa entidade, colocou-se à disposição dos congressistas para a discussão do passado e da atualidade no trabalho cultural teuto-brasileiro. A Sra. Liane Rübenich mencionou as atividades no departamento musical dessa sociedade, destacando em particular o início dos trabalhos de catalogação de partituras ali existentes.


A seguir, o Sr. Iran da Silva apresentou um projeto prático voltado à formação musical de crianças e jovens. Esse projeto tenta promover a prática orquestral no âmbito da educação básica. No término da sessão, os problemas atuais de transformação identificatória na cultura ficaram evidentes na exposição da Sra. Luciana Press. Esta pesquisadora relatou as suas experiências pessoais numa escola de samba de Porto Alegre. A partir dessas suas experiências, teceu reflexões a respeito de questões educativo-musicais no Brasil.

Particular menção deve ser feita aos projetos que tratam do relacionamento entre a filosofia e a música. O Mtro. Ronel Alberti da Rosa e o Sr. Luís Eduardo Xavier Rubira elucidaram pormenorizadamente a concepção e o objetivo dos trabalhos voltados à divulgação da obra musical de Nietzsche no Brasil. Uma parte desses trabalhos levou à produção de um CD denominado de "Nietzsche pelos ouvidos", outra serviu para o Soundtrack do filme "Dias de Nietzsche em Turin".

A segunda sessão, na tarde desse dia, também realizada na casa da cultura de Gramado, foi dedicada sobretudo aos relatos dos participantes europeus. Estes apresentaram aos congressistas brasileiros panoramas de alguns projetos desenvolvidos na Europa no âmbito do Triênio motivado pelos 500 anos do Descobrimento do Brasil. Questões relativas ao intercâmbio internacional de informações estiveram presentes na exposição da Sra. Brigitte Berger-Bäcker, que as tratou no exemplo da Rádio da Alemanha Ocidental. A Sra. Elena Schwenzel teceu considerações a respeito dos projetos que procuram rever a história das relações culturais entre a Alemanha e o Brasil, uma vez que esta apresenta vínculos com desenvolvimentos histórico-políticos que exigem reflexões críticas. A releitura de obras da historiografia teuto-brasileira surge como de fundamental relevância para uma reorientação da pesquisa culturológica. O Sr. Peter Rodekuhr apresentou alguns dos resultados dos colóquios internacionais dos anos 2000 e 2001, destacando em particular o problema do relacionamento entre nacionalismo e universalismo na cultura.

Dos vários projetos em andamento no Rio Grande do Sul, dois merecem ser aqui particularmente salientados. A organista Anne Schneider apresentou um relato do trabalho de levantamento de órgãos na região. Essa especialista entende a sua atividade de pesquisa não apenas como sendo de interesse histórico-musical, pois os seus trabalhos contribuem concretamente para o enriquecimento da vida musical e para o despertar de consciência a respeito do valor cultural dos instrumentos musicais. O outro projeto de particular atualidade diz respeito ao trabalho da universidade FEEVALE, elucidado pela sua representante de imprensa. Trata-se de um trabalho caracterizado por uma concepção educativa especial, na qual a música desempenha importante papel.


As concepções das instituições regionais a respeito do sentido e do método de um trabalho baseado em reflexões teóricas foram apresentadas pela Sra. Laura Schmidt Silva. Salientando as contingências, o condicionamento da prática e a realidade no desenvolvimento do pensamento, ela expôs o caminho que a levou a uma concepção de percepção entendida sobretudo como percepção de si próprio do homem na participação em grupo.

O segundo dia de trabalho do congresso teve lugar na cidade de São Leopoldo. Iniciou-se com um encontro no Centro de Estudos estabelecido no antigo Colégio Cristo Rei. O objetivo do encontro foi o órgão de bambús ali existente. Tratou-se, nessa ocasião, da história do uso de materiais locais na construção de instrumentos, da história dos órgãos de bambús e de sua situação na história geral da organologia e do simbolismo instrumental no processo missionário do Ocidente e no Oriente, assim como do significado do instrumento de São Leopoldo no contexto internacional dos últimos anos.

A seguir, os congressistas foram recebidos na sala de música do Instituto de Música da Escola Superior de Teologia da Universidade Evangélica de Confissão Luterana pelo seu reitor e pelo diretor Dr. André Daniel Lichter. O histórico e o modo de trabalho da instituição estiveram no centro das atenções. Seguiu-se uma sessão dedicada à hinologia sob o aspecto ecumênico. Nessa sessão apresentaram-se representantes da igreja católica e da evangélica. Enviada pela Conferência Nacional dos Bispos do Brasil, a Ir. Neuza Bressiane apresentou e comentou o hinário nacional que vem sendo publicado. Do lado evangélico, o Sr. Marcos Klabunde tratou do livro coral e do cultivo de hinos tradicionais entre os futuros obreiros evangélicos. Na sua exposição, o Sr. Cleonir Zimmermann tocou problemas de cunho fundamental na concepção teológica da música, defendendo o ponto de vista de que não se deveria tanto falar de fundamentos teológicos da música, mas sim partir de uma outra compreensão da teologia, inserindo-a num "sinfonismo" de diferentes formas de saber. A sessão foi encerrada com uma exposição pormenorizada do Dr. Alfons Weller a respeito do histórico e do desenvolvimento atual da pesquisa hinológica na Europa.

Na tarde e na noite do dia 17 de setembro, o congresso foi dedicado a encontros e atos festivos em Nova Petrópolis. A organização dos eventos foi possibilitada sobretudo pela Sra. Yedda Michaelsen. Guiados por representante da secretaria de cultura local, os congressistas visitaram a Aldeia dos Imigrantes. O sentido, o histórico e o significado desse parque para a cultura da região foram pormenorizadamente elucidados e comentados. Os edifícios que representam momentos significativos na história da imigração alemã foram visitados e, numa reedificada sala de danças de colonos, os congressistas puderam obter uma visão do estado da pesquisa cultural local através da exposição de um dos mais conceituados historiadores locais. Este tratou do vir-a-ser da localidade e dos seus problemas históricos durante décadas de difícil situação política internacional. Houve, a seguir, uma visita do Museu dedicado à cultura dos colonos com as suas valiosas coleções de trajes e objetos da vida quotidiana. Discutiram-se questões relativas ao sentido e à metodologia da Museologia no âmbito da imigração e da colonização.

Na sala da Sociedade de Canto Amizade de Nova Petrópolis, os congressistas foram recebidos à noite pelo prefeito da cidade, pelos responsáveis pela secretaria da cultura local e por representantes de diversas associações culturais e grupos de danças folclóricas. Nos discursos, salientou-se o significado do congresso para o desenvolvimento das relações internacionais na cultura e na ciência com base nos novos questionamentos e métodos que prometem uma renovação do trabalho comum acima de fronteiras. O presidente da A.B.E. apresentou um panorama da história das relações euro-brasileiras na cultura e nas ciências, acentuando a necessidade de reflexões epistemológicas e de atualizações conceituais sobretudo no tratamento de complexos culturais relacionados com regiões colonizadas por imigrantes da Europa Central. O encontro foi emoldurado por apresentações de coros, de danças folclóricas da Alemanha e de grupos de trajes característicos de diversos segmentos populacionais. Deve-se salientar, entre outros, a sociedade de canto masculino de Linha Olinda 1891, os Jovens Imigrantes da Boêmia, o Frohsinn de Pirajá além da apresentação de uma festa colonial na Linha Araripe e da história dramatizada da imigração da família de Adolph e Jacob Michaelsen.

No terceiro dia de trabalho do congresso, o 18 de setembro, as sessões se realizaram novamente no centro cultural da cidade de Gramado. As atenções foram dirigidas sobretudo ao relacionamento entre a ciência e a prática da formação cultural sob especial consideração de projetos didáticos. A Profa. Dra. Helena de Souza Nunes elucidou expressivamente o projeto "Natal dos Anjos", um trabalho motivado pela importância extraordinária da festa natalina na cultura das cidades de imigração alemã. Esse projeto músico-pedagógico, aplicado nas escolas da cidade de Dois Irmãos, tem recebido positiva ressonância na população local. No sentido do projeto CDG, apresentaram relatos os pesquisadores Hilária Kreuz, Karen Volkmann, Daniele Bazann Lacerda, Rodrigo Schramm e Edson Ponick.

Após as sessões houve uma excursão ao parque natural do Caracol no Vale da Ferradura e à cidade de Canela. Em uma casa-museu da colonização em Caracol, durante um "Café Colonial", comentou-se o desenvolvimento das últimas sessões e os trabalhos apresentados. Às 19:30 horas, por fim, procedeu-se ao ato de encerramento da fase do congresso no Rio Grande do Sul. No auditório da casa da cultura de Gramado, em concerto de violão e de declamação, os congressistas tiveram a oportunidade de conhecer algumas tendências do trabalho criador gaúcho da atualidade. O coro FEEVALE apresentou a seguir obras de autores brasileiros, sob a direção de André Daniel Lichter. Por fim, Liane Rübenich organizou um singular ato de confraternização musical com base na canção "O abre alas".

 

Texto incompleto e sem notas/Unvollständiger Text ohne Anmerkungen
Da publicação:/Aus der Veröffentlichung:
Musik, Projekte und Perspektiven. A.A. Bispo u. H. Hülskath (Hgg.).
In: Anais de Ciência Musical - Akademie Brasil-Europa für Kultur- und Wissenschaftswissenschaft. Köln: I.S.M.P.S. e.V., 2003.
(376 páginas/Seiten, só em alemão/nur auf deutsch)
ISBN 3-934520-03-0

Pedidos com reembolso antecipado dos custos de produção e envio (32,00 Euro)
Bestellungen bei Vorauszahlung der Herstellungs- und Versandkosten (32,00 Euro):
ismps@ismps.de
Deutsche Bank Köln (BLZ 37070024). Kto-Nr. 2037661

Todos os direitos reservados. Reimpressão ou utilização total ou parcial apenas com a permissão dos autores dos respectivos textos.
Alle Rechte vorbehalten. Nachdruck und Wiedergabe in jeder Form oder Benutzung für Vorträge, auch auszugsweise, nur mit Genehmigung der Autoren der jeweiligen Texte.

 

zum Index dieser Ausgabe (Nr. 79)/ao indice deste volume (n° 79)
zur Startseite / à página inicial
Editor