Prof. Dr. A. A. Bispo, Dr. H. Hülskath (editores) e curadoria científica
© 1989 by ISMPS e.V. © Internet-edição 1999 by ISMPS e.V. © 2006 nova edição by ISMPS e.V.
Todos os direitos reservados


»»» impressum -------------- »»» índice geral -------------- »»» www.brasil-europa.eu

N° 56 (1994: 6)


 

Viagens, Descobrimentos e Conhecimento

Colóquio Internacional

Anthropos ludens

Questões de Conhecimento relacionadas com a

Música e dança no culto de São Gonçalo de Amarante

Joanópolis e Ubatuba

24 a 28 de setembro de 1998
dir. A. A. Bispo

Instituto Brasileiro de Estudos Musicológicos
ISMPS/Akademie Brasil-Europa
Sociedade Brasileira de Antropologia da Música
Comissão dos Descobrimentos de Lagos

sob o patrocínio da
Prefeitura e Câmara Municipal de Joanópolis
Prefeitura de Ubatuba - FUNDART

 

NOTÍCIAS DA IMPRENSA

 

COLÓQUIO: EVENTO INTERNACIONAL REALIZADO EM JOANÓPOLIS

De 24 a 28 de setembro realizou-se em Joanópolis e Ubatuba, com sessões públicas, um colóquio com especial consideração de questões teórico-científicas relacionadas com A MÚSICA E A DANÇA NO CULTO DE SÃO GONÇALO DE AMARANTE, promovido pela Academia Brasil-Europa da Ciência da Cultura e da Ciência, pelo Instituto Brasileiro de Estudos Musicológicos em Joanópolis e pelo Instituto de Musicologia (ISMPS) de Colonia - República Federal da Alemanha, Comissão Municipal dos Descobrimentos de Lagos - Portugal (Centro de Estudos Gil Eanes), Comissão Nacional para as Comemorações dos Descobrimentos Portugueses, Câmara Municipal de Lagos, Prefeitura Municipal e Câmara Municipal de Joanópolis e pela Prefeitura Municipal de Ubatuba/FUNDART.

Este evento trouxe à nossa cidade personalidades de vários países da Europa, principalmente voltados para o estudo da Musicologia. Podemos citar: Profa. Ana Balmori (Presidente da Comissão Municipal dos Dscobrimentos de Lagos, no Algarves em Portugal), Profa. Margarida Correa de Lacerda (Professora emérita da Faculdade de Letras, Lisboa), Prof. Dr. Gerhard Doderer (Diretor do Departamento de Ciências Musicais da Universidade Nova de Lisboa), Profa. Cremilde Rosado Fernandes Doderer (Professora de cravo na Escola Superior de Música de Lisboa), Prof. Jorge Raposo (Mestre em Ciências Musicais pela Universidade de Coimbra), Michael Hafner, Rádio "A Voz da Alemanha", responsável pelos arquivos sonoros, além de autoridades brasileiras provenientes de Niterói, São Leopoldo e Goiás.

Além de proferirem suas palestras também tiveram oportunidade de conhecer nossa cidade.

Questionado sobre a impressão dos estrangeiros participantes do Colóquio, o Prof.Dr. Antonio Alexandre Bispo (Diretor Presidente do Instituto Brasileiro de Estudos Musicológicos situado em Joanópolis), idealizador e coordenador do evento, emitiu a seguinte consideração:
"A hospitalidade de Joanópolis é realmente emocionante. Nós somos muito gratos por toda esta cordialidade. Todos os estrangeiros aqui presentes estão bastante impressionados. Esperamos que os habitantes de Joanópolis saiber conservar a beleza natural da região, sua maior riqueza, e que as tradições culturais possam ser conservadas com o maior carinho, como tem sido até agora."

No domingo, 27 de setembro, na Escola Vicente C. Fonseca, representantes de nosso povo, comandados pelo capelão e folgazão João Egídio, deram uma demonstração do culto e da dança de São Gonçalo para uma platéia de aproximadamente 150 pessoas. Foi um acontecimento que emocionou e surpreendeu os presentes, principalmente pela presença e participação ativa do neto de João Egídio, com apenas 4 anos de idade, o menino Luiz Antonio de Melo Júnior.

Na segunda-feira o historiador Joanopolense Valter Cassalho proferiu uma palestra bastante elucidativa sobre as tradições e crenças do povo de nosso município.

Fomos informados que existe possibilidade de que representantes de nossa cidade sejam convidados a demonstrar o culto e a dança de São Gonçalo em Portugal. Para que os portugueses apreciem uma tradição que em tempos remotos existiu por lá e que não possui nenhum contexto profano.

"A dança de São Gonçalo é uma linguagem alegórica, simbólica da expressão da religiosidade da maior importância cultural e histórica", complementou o Prof. Antonio Bispo.

Esperamos que Joanópolis possa em breve ter novamente a honra de acolher um evento de tamanha importância.

Piracaia-Jornal, outubro 1998

 

zum Index dieser Ausgabe (Nr. 56)/ao indice deste volume (n° 56)
zur Startseite / à página inicial