Prof. Dr. A. A. Bispo, Dr. H. Hülskath (editores) e curadoria científica
© 1989 by ISMPS e.V. © Internet-edição 1999 by ISMPS e.V. © 2006 nova edição by ISMPS e.V.
Todos os direitos reservados


»»» impressum -------------- »»» índice geral -------------- »»» www.brasil-europa.eu

N° 31 (1994: 5)


 

Foto A. A. Bispo. Acervo I.S.M.P.S. e.V.

1994: 100 anos de Renato Almeida

Ciclo de estudos

Música nas relações culturais euro-brasileiras

Sistematização e integração dos estudos culturais

- Amazônia e Brasil Central -

projeto do ISMPS e.V. /I.B.E.M.
com o apoio de diversos órgãos oficiais e particulares, universidades e museus
desenvolvido concomitantemente com o
projeto
As culturas musicais indígenas no Brasil
do
Institut für hymnologische und musikethnologische Studien
realizado com o apoio do
Serviço das Relações Exteriores da Alemanha
sob a direção de

A. A. Bispo

Roraima

agradecimentos

Biblioteca do Estado
Diocese de Roraima
Universidade Federal de Roraima
Instituto de Antropologia
Escola de Música
Conselho Indigenista Missionário CIMI-Norte
Associação do Índio
Comunidade Makuxi-Fazenda São Marcos

 

CRÔNICA

 

Trabalhos: Mesa Redonda de especialistas em história do Estado e cultura indígena de Roraima. Exame do acervo da Biblioteca do Estado, da Escola de Música e da coleção de gravações do Centro Indígena de Boa Vista.Visita de aldeias indígenas. Exame e discussão do Projeto Amazônia 2010, escrito por solicitação do Sindicato dos Trabalhadores em Educação de Roraima com a finalidade de integrar sugestões e medidas necessárias para a construção de um novo modelo econômico e social para a Amazônia (Eliakin R. de Souza), e dos problemas da "Comunicação e Pós-Modernidade" (Alberto Chirone). Análise dos Documentos finais de quatro Encontros dos Professores Indígenas de Roraima (1990-91).
A necessidade de um levantamento do estado dos conhecimentos a respeito da história e da atualidade dos estudos euro-brasileiros relativos ao Estado de Roraima foi levantada por ocasião da fundação do ISMPS, em 1985. Em reuniões realizadas no Departamento de Antropologia do Museu Nacional no Rio de Janeiro, após o II° Congresso Brasileiro de Musicologia, em 1992, decidiu-se que Roraima deveria tornar-se alvo de especiais atenções no âmbito do projeto "As culturas musicais indígenas do Brasil". Para esse Estado deveria ser enviada um equipe constituida por pesquisadores vinculados ao Museu Nacional e ao I.B.E.M..Esse projeto, porém, revelar-se-ia impraticável durante a viagem preparatória realizada a Roraima.

Uma das razões que justificavam uma consideração especial de Roraima foi a de que Theodor Koch-Grünberg realizara, já em 1911/12, fonogramas de cantos e filmes de danças de índios nessa região. Essas gravações são, ao lado daquelas feitas por E. Roquette Pinto no Mato Grosso, na mesma época, documentos de extraordinária relevância para a etnomusicologia do Brasil, já tendo fornecido bases para análises e estudos. Através do estudo de Erich von Hornbostel, os indígenas da Roraima desempenharam importante papel na história da Musicologia Comparada.

Heloísa Fenelon, Diretora da seção de Etnologia do Museu Nacional, no Rio de Janeiro, manifestou o seu interesse e a sua prontidão em organizar e dirigir uma viagem de pesquisa a Roraima, nela devendo tomar parte um musicólogo ou etnólogo com conhecimentos musicais. Ela pensava poder contar com o auxílio de um índio Makuxí denominado Gilberto que a havia procurado há pouco no Rio de Janeiro e que dizia possuir uma posição de liderança na organização indígena de Roraima (Associação dos Povos Indígenas de Roraima).

Com o objetivo de verificação das condições reais para a efetivação dessas pesquisas no próprio local, realizou-se, em 1993, uma viagem preparatória a esse Estado. Já nos primeiros contactos teve-se de constatar que as difíceis circunstâncias locais e a situação tensa reinante em círculos relacionados com missionários e indígenas tornavam impossível a cooperação ampla de organizações oficiais, particulares, eclesiásticas e indígenas na execução das pesquisas. O índio Makuxí apontado como pessoa de contacto parecia já não mais contar com o pleno apoio dos próprios índios, inclusive devido às suas atividades no Rio de Janeiro.

Grandes esperanças estavam depositadas no auxílio da Diocese, uma vez que o bispo de Roraima, D. Aldo Mongiano, por várias vezes se empenhou na promoção dos direitos indígenas dentro e fora do país. O próprio livro de cantos da Diocese salienta expressamente o significado, ainda que generalizado, da música para vida eclesial. Infelizmente, porém, todas as atenções estavam voltadas à discussão de problemas relacionados com questões de propriedades de terra. Missionários e representantes do Conselho Indigenista Missionário encontravam-se reunidos em discussões a respeito de direitos indígenas

Para que se obtivesse um panorama da situação atual do estado dos conhecimentos na região foram contactadas as principais instituições relacionadas com a pesquisa e a vida cultural da capital de Boa Vista - a Universidade, a Biblioteca Estadual, o Departamento Municipal de Cultura e a Escola de Música.

A responsável pelo Museu de Arte da Universidade, Helena Fioretti, apresentou a coleção bem conservada de flautas de osso conservada naquele museu. Por intermédio da diretora da Biblioteca Pública do Estado, Inára Amaro Tricot, constituiu-se um grupo de trabalho formado por etnólogos atuantes em Roraima, historiadores e professores de música. Esse grupo ficou sob a direção do Prof. Reginaldo Gomes de Oliveira, docente no Departamento de História da Faculdade de Ciências Sociais da Universidade e que se tinha ocupado da música dos índios de Roraima no seu trabalho de término de curso da Escola de Música da Universidade Federal do Rio de Janeiro. O Sr. Euclides Pereira Makuxi, coordenador do Conselho Indígena de Roraima, concedeu uma longa entrevista aos organizadores do projeto e permitiu que fossem obtidas informações a respeito do acervo daquela organização.

(...)

 

zum Index dieser Ausgabe (Nr. 31)/ao indice deste volume (n° 31)
zur Startseite / à página inicial