Prof. Dr. A. A. Bispo, Dr. H. Hülskath (editores) e curadoria científica
© 1989 by ISMPS e.V. © Internet-edição 1999 by ISMPS e.V. © 2006 nova edição by ISMPS e.V.
Todos os direitos reservados


»»» impressum -------------- »»» índice geral -------------- »»» www.brasil-europa.eu

N° 19 (1992: 5)


 


ABERTURA DA SESSÃO INAUGURAL CONJUNTA
DO II CONGRESSO BRASILEIRO DE MUSICOLOGIA
E DO III SIMPÓSIO INTERNACIONAL "MÚSICA SACRA E CULTURA BRASILEIRA"

Início oficial do projeto internacional
As culturas musicais indígenas no Brasil


- um programa permanente de estudos do ISMPS -

segundo moção do I° Congresso Brasileiro de Musicologia
Ano Villa-Lobos (São Paulo, 1987)

20 anos após o primeiro curso de estudos da cultura musical indígena no âmbito da disciplina Etnomusicologia da Faculdade de Música e Educação Artística do Instituto Musical de São Paulo (Dir. Prof. A. A. Bispo, 1972)

 

"As culturas musicais indígenas exigem no momento atual um programa urgente de investigações musicológicas. Programas de urgência necessitam da união de forças, da concentração de interesses e de uma orientação sistematizada e cientificamente fundamentada. As entidades organizadoras do evento convidam a todos à participação nesse programa a ser prioritariamente desenvolvido. "


(Manifesto/Convite - Programa do II° Congresso Brasileiro de Musicologia)

 

Dr. Antonio Alexandre Bispo
Presidente do ISMPS

(Partes)

 

 Sergio Paulo Rouanet
Secretário da Cultura da Presidencia da República

Cumprimentando-os pela realização do II Congresso de Musicologia, envio minhas cordiais saudações e desejo pleno sucesso ao evento. Atenciosamente,

Brasilia/DF, 3 de abril de 1991

É pelo fato de pertencer por um lado à Diretoria da Sociedade Brasileira de Musicologia e por outro lado atuar no Departamento de Etnomusicologia do Institut für hymnologische und musikethnologische Studien e.V. que tenho a honra de presidir a esta sessão inaugural do II° Congresso Brasileiro de Musicologia e do III° Simpósio Internacional "Música Sacra e Cultura Brasileira" e que se realiza nesta instituição de tão memoráveis tradições e de tão alto significado para a música no Brasil do passado e do presente.

 

Affonso Romano de Sant'Anna
Presidente

Ilmo.Sr.
Dr. Antonio Alexandre Bispo

Prezado Senhor,
Dirigimo-nos a V.Sa. para manifestar o interesse da Fundação Biblioteca Nacional em participar do II Congresso Brasileiro de Musicologia, promovido pela Sociedade Brasileira de Musicologia, com o apoio da Escola de Música da Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Rio de Janeiro, 19 de março de 1992

Os nossos dois eventos representam a união de muitas forças e de várias instituições concentradas num só tema, dedicado aos "Fundamentos da Cultura Musical no Brasil". Esta união de forças e concentração de interesses no desejo comum de nos voltarmos conscientemente, mesmo sob diferentes perspectivas, ao fundamental, essencial e prioritário é uma imposição do corrente ano de 1992, quando em todo o mundo, em publicações, congressos e manifestações de toda a ordem é evocado o fato do descobrimento do continente americano por Cristóvão Colombo, há 500 anos.

(...)

Ilmo.Sr.
Dr. Antonio Alexandre Bispo
Senhor Diretor:

É com grande satisfação que aceitamos o convite de V.Sa. para participarmos da sessão de 23 de abril às 14:00 hrs. do II Congresso Brasileiro de Musicologia/III Simpósio Internacional "Música Sacra e Cultura Brasileira" a ser realizado no salão da Escola de Música da UFRJ.

Isto, a propósito da discussão de projeto científico sobre as culturas musicais indígenas, sua preservação e outras questões correlatas, com ênfase nos Tupi-Guarani.

Atenciosamente,

Maria Heloísa Fénelon Costa
Professor Titular Responsável pelo Setor de Etnologia/Etnografia
Departamento de Antropologia
Museu Nacional-UFRJ

 

É com profunda gratidão que registramos o apoio ao nosso intuito - que perante a complexidade do tema representa apenas um direcionamento da vontade - , por parte de tantas e tão renomadas instituições; o nosso muito obrigado cabe sobretudo ao Mosteiro de São Bento do Rio de Janeiro, na pessoa do Sr. Abade, Rev.mo D. Inacio Accioli O.S.B. e de D. João Evangelista Enout O.S.B.. Particular gratidão das intituições organizadoras é devida à Escola de Música da Universidade Federal do Rio de Janeiro.

(...)

Tenho a honra de transmitir aos presentes a saudação do Prof. Dr. Wolfgang Niemöller, Diretor do Instituto de Musicologia da Universidade de Colonia e da Sociedade Alemã de Pesquisa Musical (Gesellschaft für Musikforschung). Ele faz votos de profícuos trabalhos e manifesta a disposição da Gesellschaft für Musikforschung em colaborar estreitamente com os nossos trabalhos.

(...)

 

 Breve histórico do projeto de levantamento do estado do saber etnomusicológico a respeito das
Culturas musicais indígenas do Brasil

1972/73 Constatação da necessidade de levantamento bibliográfico e de fontes sonoras a respeito da música indígena no Brasil. Curso de Etnomusicologia da Faculdade de Música do Instituto Musical de São Paulo. Professor A.A.Bispo. Agradecimentos: Profa. Nicole Jeandot, Profa. Helza Cameu, Prof. Dr. Desidério Aytai, Prof. Martin Braunwieser e Arq. A. Luís Andrade (Programa Anchieta)

1975 Levantamento da bibliografia etnológica de relevância para o estudo das culturas musicais dos índios do Brasil em bibliotecas européias. "Posição histórico-cultural das tribos Gê do Leste do Brasil", Institut für Völkerkunde da Universidade de Colonia. A.A.Bispo, Dr. H. Kühne

1977 Levantamento da bibliografia etnológica de relevância para o estudo da música indígena da América do Sul em geral. "Povos caçadores e coletadores da América do Sul", Institut für Völkerkunde da Universidade de Colonia. A. A. Bispo, Dr. H. Kühne

1980 Levantamento de materiais do Museu do Índio, Manaus, Dr. H. Hülskath, Dr. A. A. Bispo

1981-1985 Trabalhos no âmbito do Leichlinger Musikforum e da Sociedade Brasileira de Musicologia

1985 - "As culturas musicais indígenas do Brasil": Área disciplinar escolhida como um dos programas permanentes de estudo do ISMPS

1987 Consideração da situação dos estudos da música indígena no Brasil na sessão de Etnomusicologia e Musicologia Comparada do I° Congresso Brasileiro de Musicologia, dir. por A. A. Bispo. Primeira Exposição de Instrumentos Musicais Indígenas do Museu Paulista da Universidade de São Paulo, org. Profa. Dra. Thekla Hartmann. Publicação do trabalho a respeito da literatura referente à etnomusicologia do Brasil de Cristina da Glória. Moção para o desenvolvimento de um programa de levantamento do estado do saber e de materiais (Maria Helena Rosas Fernandes e A. A. Bispo)

1988-1991 O ISMPS procura meios para a concretização do projeto na Europa e promove viagens de contactos e estudos a várias regiões do Brasil para a formação de uma rêde de colaboradores. Através do Ministro-Conselheiro Olim Dutra, a Embaixada do Brasil em Bonn assegura o seu apoio à organização internacional do projeto junto a entidades oficiais alemãs. A. A. Bispo sugere ao Institut für hymnologische und musikethnologische Studien que o projeto seja integrado aos trabalhos do Departamento de Etnomusicologia do instituto

 

zum Index dieser Ausgabe (Nr. 19)/ao indice deste volume (n° 19)
zur Startseite / à página inicial