Prof. Dr. A. A. Bispo, Dr. H. Hülskath (editores) e curadoria científica
© 1989 by ISMPS e.V. © Internet-edição 1999 by ISMPS e.V. © 2006 nova edição by ISMPS e.V.
Todos os direitos reservados


»»» impressum -------------- »»» índice geral -------------- »»» www.brasil-europa.eu

N° 19 (1992: 5)


 

500 anos do Descobrimento da América

II° Congresso Brasileiro de Musicologia

FUNDAMENTOS DA CULTURA MUSICAL NO BRASIL

e
III°Simpósio Internacional
"Música Sacra e Cultura Brasileira"

Pressupostos
e objetivos

Órgão do Salão Leopoldo Miguez, Escola de Música da UFRJ

 

A Sociedade Brasileira de Musicologia realizou, em colaboração com a Escola de Música da Universidade Federal do Rio de Janeiro, de 22 a 25 de abril de 1992, ano do V° Centenário do Descobrimento da América,.o II° Congresso Brasileiro de Musicologia.

O evento, dedicado ao tema "Fundamentos da Cultura Musical no Brasil", efetuou-se juntamente com o III° Simpósio Internacional "Música Sacra e Cultura Brasileira" do Institut für hymnologische und musikethnologische Studien (Colonia/Maria Laach - República Federal da Alemanha).

Luiz Paulo Horta, O Globo: "De hoje a sábado, o Rio está sediando o maior congresso de musicologia já realizado no Brasil".
A iniciativa contou com o apoio das seguintes instituições: Mosteiro de São Bento do Rio de Janeiro; Universidade Federal do Rio de Janeiro (SR-4; SR-5); Fundação Universitária José Bonifácio U.F.R.J.; Universidade Federal Fluminense; Fundação Biblioteca Nacional, Departamento de Antropologia do Museu Nacional; Instituto Histórico e Geographico Brasileiro; Conservatório Brasileiro de Música; Conservatório de Música de Niterói; Federação dos Conjuntos Corais do Rio de Janeiro; Associação de Canto Coral; Instituto Pio XI;

Academia Nacional de Música; Instituto de Estudos de Cultura Musical no Mundo de Língua Portuguesa; Instituto de Meninos Cantores de Petrópolis; Coral Pio X° de São Paulo; Museu de Folclore da Associação Brasileira de Folclore; Istituto Italiano di Cultura; Groupement d'Éthnomusicologie (Midi Pyrénées); Istituto Pontificio di Musica Sacra (Roma); Arquidiocese de Colonia; ADVENIAT e Deutsche Forschungsgemeinschaft.

Profa. Sonia Maria Vieira. Diretora da Escola de Música da UFRJ
A Embaixada do Brasil em Bonn, o Ministério das Relações Exteriores do Brasil, assim como o Consulado da Áustria e o Consulado de Portugal no Rio de Janeiro colaboraram com a realização do Congresso. O Kulturinstitut Komponistinnen Gestern-Heute e.V. de Heidelberg esteve presente na pessoa de sua Presidente e a Gesellschaft für Musikforschung fêz-se representar.

Entre as empresas que colaboraram com a realização do evento salientaram-se as companhias Varig e Bel-Tour. Da comissão organizadora do Congresso no Rio de Janeiro, sob a Presidência da Profa.Dra. Dulce Martins Lamas, tomaram parte as professoras Suely V. Brígido Neves; Mercedes de Moura Reis Pequeno; Cleofe Person de Mattos; Diva Mendes Abalada e Sonia Maria Vieira Rabinovitz. A organização do Congresso em São Paulo e o Secretariado do evento no Rio de Janeiro ficaram a cargo de Neide Carvalho, membro da Diretoria da Sociedade Brasileira de Musicologia.

 

Antecedentes

O I° Simpósio Internacional "Música Sacra e Cultura Brasileira" foi realizado em São Paulo, de 27 de setembro a 3 de outubro de 1981, em promoção conjunta da Secretaria de Estado da Cultura e do Institut für hymnologische und musikethnologische Studien e.V..Um dos objetivos desse simpósio, que foi o maior e mais representativo já realizado, no gênero, na América Latina, foi oferecer um panorama tão amplo quanto possível da história da música sacra e das tradições religiosas de interesse musicológico no Brasil. No âmbito desse evento, porém dele independente, fundou-se, no dia 29 de setembro, na Sala da Independência do Museu Paulista (Ipiranga), a Sociedade Brasileira de Musicologia (S.B.M.)

O I° Congresso Brasileiro de Musicologia efetivou-se em São Paulo, de 27 de janeiro a 1° de fevereiro de 1987, ano comemorativo do centenário de nascimento de Heitor Villa-Lobos (1887-1959). Concomitantemente, realizou-se encontro dos musicólogos participantes do grupo regional da América Latina do Projeto "A Música na Vida do Homem" [hoje: "O Universo da Música - Uma História"] do Conselho Internacional de Música /UNESCO. O I° Congresso Brasileiro de Musicologia foi dedicado ao tema "A Situação das Pesquisas e dos Estudos Musicológicos no Brasil". Entre outros resultados, esse evento demonstrou a necessidade absoluta de um maior e mais bem fundamentado desenvolvimento dos estudos das culturas indígenas no Brasil. Decidiu-se que o II°Congresso seria realizado após cinco anos, ou seja, em 1992. Desde então, a Diretoria da S.B.M. procurou criar as bases necessárias para a efetivação do projeto, apesar das dificuldades que acompanharam o trabalho associativo nas circunstâncias atuais do país.

De 31 de agosto a 10 de setembro de 1988, seguindo-se ao Simpósio "Musik und Religion" da Konrad-Adenauer-Stiftung, levado a efeito na cidade alemã de Schwäbisch-Gmünd, o ISMPS organizou, juntamente com o Instituto Brasileiro de Estudos de Folclore, com o Institut für hymnologische und musikethnologische Studien e com a colaboração da Sociedade Brasileira de Musicologia, da Deutsch-Brasilianische Gesellschaft um segundo simpósio dedicado à música sacra no contexto cultural do Brasil. Esse evento, realizado em Maria Laach e em Bonn, com a participação de um grupo significativo de especialistas do Brasil, foi dedicado ao tema "Tradições Musicais Cristãs e Sincretismo no Brasil" e marcou fundamental mudança epistemológica no tratamento das questões relacionadas com o sincretismo e com o complexo musicológico no âmbito dos cultos denominados de "afro-brasileiros".

À Sociedade Brasileira de Musicologia, após ter procurado, no I° Congresso, obter e oferecer um panorama geral da situação dos estudos de cunho musicológico no Brasil, pareceu ser oportuno dedicar o II° Congresso a um tema que levasse a atenção dos estudiosos à necessidade da consideração dos fatos históricos que forneceram as bases da História da Música no Brasil. A Sociedade entendeu, assim, contribuir ao estabelecimento de uma visão rigorosamente científica da formação e da evolução histórica da música no Brasil e também à consideração mais objetiva de correntes do pensamento e da criação artística do século que agora aproxima-se do seu fim.

Apesar da natureza histórica do evento, a Sociedade Brasileira de Musicologia esforçou-se para que o Congresso pudesse levar os participantes a conclusões de relevância para o presente e o futuro.

O tratamento adequado de temática de tal dimensão e complexidade exigiu que a programação dos trabalhos fosse delimitada a determinados aspectos. As sessões destinadas às questões relacionadas com tradições musicais de cunho paralitúrgico foram assim dedicadas especificamente a cerimônias, danças e músicas concernentes à veneração da Cruz e à adoração do Espírito Santo. As práticas tradicionais respectivas foram consideradas em função de suas origens, com base em documentação histórica.

 

zum Index dieser Ausgabe (Nr. 19)/ao indice deste volume (n° 19)
zur Startseite / à página inicial