Prof. Dr. A. A. Bispo, Dr. H. Hülskath (editores) e curadoria científica
© 1989 by ISMPS e.V. © Internet-edição 1999 by ISMPS e.V. © 2006 nova edição by ISMPS e.V.
Todos os direitos reservados


»»» impressum -------------- »»» índice geral -------------- »»» www.brasil-europa.eu

N° 16 (1992: 2)


 

"AMÉRICA DO SUL: UM NOVO MUNDO"
KURT PAHLEN
SÜDAMERIKA: EINE NEUE WELT
(Zürich 1949)

Excertos

 

O musicólogo e regente austríaco Kurt Pahlen, maestro da Filarmónia Metropolitana de Buenos Aires (1939), professor universitário em Montevideo (1949) e diretor do Teatro Colón (1957), publicou, em 1949, na Suíça, um livro sobre a América do Sul que alcançou grande difusão e foi reeditado em 1952. Nas referências musicais nessa obra, Kurt Pahlen entrega-se a considerações de natureza literária e subjetiva:
"Não perca a oportunidade ir à Bahia, viajante europeu! [...] Você entende alguma coisa de dança? Vá à Bahia para ver que Você não entende nada, nunca compreendeu de que forças originais ela deriva. Você crê ser um conhecedor de música? Na Bahia Você perceberá como a música européia é pobre de meios de expressão, como os seus rítmos são decididamente monótonos em comparação com a idéia de que deles tem os negros!" (op.cit. 119-120)

 


Através de suas publicações, em particular da História Universal da Música (Musikgeschichte der Welte, Zurique 1947) em tradução portuguesa (São Paulo 1957), Kurt Pahlen exerceu considerável influência no estudo da História da Música nos conservatórios do Brasil. Entre outras de suas obras mais divulgadas no país devem ser citadas a História gráfica universal de la música (Buenos Aires, 1944) e a Síntesis del saber musical (Buenos Aires, 1948). Particular menção merece uma conferência realizada por Kurt Pahlen para a Sociedade Bach de São Paulo, considerada, na época, como um evento de particular importância pelos professores de História Geral da Música de instituições do Estado.

 

zum Index dieser Ausgabe (Nr. 16)/ao indice deste volume (n° 16)
zur Startseite / à página inicial