Timbre Correspondencia Euro-Brasileira

Prof. Dr. A. A. Bispo, Dr. H. Hülskath (editores) e curadoria científica
© 1989 by ISMPS e.V. © Internet-edição 1999 by ISMPS e.V. © 2006 nova edição by ISMPS e.V.
Todos os direitos reservados


»»» impressum -------------- »»» índice geral -------------- »»» www.brasil-europa.eu

N° 15 (1992: 1)


 

Literatura

 

Karl Ilg, Heimat Südamerika: Brasilien und Peru. Leistung und Schicksal deutschsprachiger Siedler

Innsbruck-Wien: Tyrolia-Verlag. 2a.edição, revista, 1982 [1a.ed.: Pioniere in Brasilien]. 285 págs., 47 fotos a cores, 26 desenhos e 12 mapas.

Karl Ilg Heimat Suedamerika Brasilien und PeruEsta obra, essencial para todos os estudos referentes à história e à cultura das populações de língua alemã no Brasil, traz algumas referências de interesse musicológico. Na cidade de Dreizehnlinden, em Santa Catarina, é a banda de música o principal centro de cultivo de tradições da antiga Áustria; o Andreas-Hofer-Lied, o hino do Tirol, e hinos e marchas da antiga monarquia austro-húngara fazem parte do seu repertório. Entre os principais responsáveis por essa corporação, o autor cita o mestre-capela Gabriel Hausberger, vindo de Wildschönau, em 1933.

Essa "Musikkapelle" é hoje convidada para fazer apresentações também em localidades sem elos tradicionais com a Europa Central. Tal fato é visto pelas autoridades como indício de uma popularidade capaz de transformar a cidade em centro turístico comparável a Gramado e Canela (Rio Grande do Sul).O mesmo se dá com um grupo de danças.732 Os antigos uniformes da banda de Dreizehnlinden tinham sido doados pela Associação das Bandas de Música do Tirol, em 1933. Karl Ilg empreendeu esforços para conseguir roupas típicas do antigo Tirol com o auxílio de uma firma de Innsbruck. Os participantes do grupo de danças receberam novos trajes através da ajuda do governo de Vorarlberg. 743 Os músicos e os dançarinos de Entre Rios usam trajes típicos especiais; em São Bento já se desenvolveu um folclore próprio regional, caracterizado pela "Tremlbanda", de modo que não se pode falar mais de um cultivo original de tradições da floresta da Bohemia.754 Nas colonias, as reuniões com música aos domingos ("Domingueiras") são realizadas ao som do acordeão ou de um conjunto instrumental em vendas, salas paroquiais ou em salões construídos pela comunidade. Nesses salões reunem-se os participantes das bandas de música e das "Liedertafeln". Esses coros cultivam repertório brasileiro e alemão. A principal ocasião para a apresentação de tradições musicais e de dança é a "Kerb", organizada pela igreja ou pela comunidade. Já em 1864, um cronista de S. Leopoldo descreveu a atividade infatigável dos músicos nessas ocasiões.765

No Espírito Santo, a colonia Tirol foi fundada em 1857 com a vinda de famílias de Stubaital e Mieming-Obsteig, em Oberinntal. Nas suas investigações, Karl Ilg constatou que pessoas da mesma família e provenientes das mesmas localidades vivem em Pozuzu no Perú. Em 1898, Tirol tornou-se centro das colonias de Porto do Cachoeiro e do Mangerahy e já em 1902 mandou-se vir do Tirol austríaco instrumentos de música para a banda do Tirol capixaba. Hoje já não existe mais banda de música no Tirol do Espírito Santo.776

A obra de Karl Ilg, embora exemplar no gênero, não tem intenções musicológicas e até mesmo dedica relativo pouco espaço a questões relacionadas com a música. A necessidade de estudos detalhados dessa área musicológica de grandes possibilidades no Brasil foi apontada pelo editor durante colóquio realizado pela Sociedade Teuto-Brasileira, na capital da Alemanha, em 1985, e em artigo publicado no órgão dessa entidade, Cadernos Germano-Brasileiros. Em janeiro de 1989 realizou-se viagem de observações e contactos em cidades do Paraná e Santa Catarina e, em janeiro de 1990, em cidades do Rio Grande do Sul (Entre Rios, Ijui, São Leopoldo, Nova Petrópolis, Gramado, Canela e São Francisco de Paula). Principalmente em Nova Petrópolis constata-se a existência de iniciativas bem organizadas em pról do incentivo de grupos corais e instrumentais de cunho "colonial". A igreja de colonos reconstruída na Aldeia do Imigrante dessa cidade apresenta um harmonio digno de nota; o carrilhão da igreja matriz de Canela é um dos instrumentos mais significativos do país no gênero e os instrumentos e acervos musicais das várias associações de canto da região mereceriam um levantamento cuidadoso.

 

zum Index dieser Ausgabe (Nr. 15)/ao indice deste volume (n° 15)
zur Startseite / à página inicial