Timbre Correspondencia Euro-Brasileira

Prof. Dr. A. A. Bispo, Dr. H. Hülskath (editores) e curadoria científica
© 1989 by ISMPS e.V. © Internet-edição 1999 by ISMPS e.V. © 2006 nova edição by ISMPS e.V.
Todos os direitos reservados


»»» impressum -------------- »»» índice geral -------------- »»» www.brasil-europa.eu

N° 13 (1991: 5)


 

Personalidades

 

ISOLDA BASSI-BRUCH: PELA INICIAÇÃO MUSICAL NO BRASIL

A pianista e pedagoga I.Bassi Bruch, sócia da S.B.M. e membro do I.S.M.P.S., prepara atualmente a impressão, em Barcelona, de importante obra de iniciação ao piano e que inclui um léxico conciso de termos musicais (Uma Nova Escola de Piano).

A autora é de família de acentuado interesse pelas artes: o seu avô foi violinista e o seu pai o renomado pintor Torquato Bassi (+1968), formado em Paris, primeiro organizador de exposições coletivas no Brasil (1911) e cujas obras foram recentemente apresentadas em exposição realizada no Centro Cultural de S.Paulo (1988). I.Bassi Bruch desenvolveu cedo suas aptidões musicais. Estudou com o regente e pianista Ernst Mehlich, de 1934 a 1937, autor de artigo sobre o Folclore Musical Brasileiro amplamente divulgado na Alemanha (Ernst Mehlich, "Brasilianische Folklore", Melos 17, 1950, 136), assim como com o pianista Hans Bruch (de 1935 a 1937) e com o violinista Torquato Amore (de 1930 a 1937).

A sua permanência de estudos na Europa, iniciada em 1937, foi interrompida com o início da II Grande Guerra, retornando ao Brasil em 1940. Formou-se na Academia Estatal de Viena e estudou posteriormente em Berlim. Entre os seus professores de piano destacaram-se Anna Kolb (Viena) e Kurt Börner (Berlim); realizou várias gravações radiofônicas. Estudou matérias teóricas com Hans von Singerle, em Innsbruck.

Após o seu retorno ao Brasil, realizou até 1954/5 vários concertos em diversas capitais. Em programa regular na Rádio Roquette Pinto apresentou numerosas obras de compositores brasileiros. O seu interesse pela Pedagogia Musical foi despertado no contexto dos Seminários Livres de Música Pró-Arte, onde passaria a lecionar Piano, Iniciação Musical e dar cursos para Professores. Participou de todos os Cursos Internacionais realizados em Curitiba/Paraná.

Como fundadora da Escolinha de Música e Artes em Geral de São Paulo contribuiu decisivamente para a difusão do instrumentário Orff no Brasil. A convite do Serviço de Intercâmbio Acadêmico Alemão realizou viagem de observação pela Alemanha, visitando escolas de música em Trossingen, Freiburg, Stuttgart e Munique. Em Salzburg, assistiu a aulas de Carl Orff (1962). Realizou numerosos cursos e palestras para professores em diversas instituições, particularmente no Conservatório Musical do Jardim América, nos Seminários de Música Pró-Arte de São Paulo e no Conservatório Musical Lavignac de Santos. Entre seus alunos salientaram-se particularmente Beatriz Ferreira Leite e Gláucia Leal, que atualmente vive e leciona em Portugal, além de Iberê Franco, hoje atuante no México.

I. Bassi Bruch salienta a necessidade de renovação do ensino musical básico no Brasil através da formação rigorosa de professores. Também no campo da musicologia vê como um dos principais problemas a falta de um curso específico de graduação segundo critérios de excelência científica rigorosa.

 

zum Index dieser Ausgabe (Nr. 13)/ao indice deste volume (n° 13)
zur Startseite / à página inicial