Timbre Correspondencia Euro-Brasileira

Prof. Dr. A. A. Bispo, Dr. H. Hülskath (editores) e curadoria científica
© 1989 by ISMPS e.V. © Internet-edição 1999 by ISMPS e.V. © 2006 nova edição by ISMPS e.V.
Todos os direitos reservados


»»» impressum -------------- »»» índice geral -------------- »»» www.brasil-europa.eu

N° 10 (1991: 2)


 

PENEDO: COMÉRCIO PORTUGUÊS E A HISTÓRIA DAS BANDAS DE MÚSICA

Antonio Alexandre Bispo

(Excerto)

 

Fundou-se, no dia 16 de agosto de 1865, em Penedo, a "Sociedade Filarmônica Sete de Setembro". No dia 30 de outubro de 1877, recebeu esta o título de "Imperial Sociedade" por ter dado auxílios por ocasião de uma epidemia no Rio de Janeiro. Sob a invocação de Nossa Senhora da Conceição, foi principalmente fruto do trabalho do português Manuel Pereira Carvalho Sobrinho, que idealizou a construção de um teatro próprio.

O "Teatro Sete de Setembro", hoje edifício do patrimônio artístico local, o mais antigo de Alagoas, foi inaugurado no dia 30 de outubro de 1877.

O historiador Ernani Mero estudou o início do desenvolvimento da banda de música em Penedo, onde "pontificava a colônia portuguesa" ("O Teatro Sete de Stembro: Histórico", Revista do Instituto Histórico e Geográfico de Alagoas XXXVIII, 1982/83, 31-34).

O idealizador da Sociedade Filarmônica chegou provavelmente no ano de 1864 de Portugal para tratar de negócios de um tio que dirigia uma firma baiana, casando-se em Penedo. Nessa cidade, desenvolveu intensa atividade empreendedora. Em 1878, fundou uma biblioteca e o Salão de Leitura da Sociedade Filarmônica.

Talvez o mais significativo mestre de banda de Penedo tenha sido Henrique Thomáz, diretor da Filarmônica "Euterpe Ceciliense". Somente nos últimos anos, com as recentes reformas ocorridas na sede desta entidade, é que o seu retrato foi afastado da sala de ensaios da tradicional corporação. Segundo o seu filho, Homero Thomáz, "ele mestrava muito e fabricava muita música", falecendo em fins da década de sessenta. Seu sucessor foi Júlio Catarina, também autor de peças para banda divulgadas em várias cidades de Alagoas, Sergipe e Bahia. Entre os mestres de banda de Penedo do passado próximo cumpre lembrar ainda Manuel Baixo, da banda "Carlos Gomes".

Sociedade Musical PenedenseA "Sociedade Musical Penedense Euterpe Ceciliense" conseguiu estabilizar-se no decorrer de sua existência, transformando-se em importante esteio da vida musical de Penedo. Uma das razões de seu prestígio local parece ter sido a rigidez de costumes imposta pelos seus estatutos:

"Art. 1° (b): Quando casado, é dever do sócio trazer pelo menos quatro vêzes ao ano a sua família aos festivais da sociedade e, se solteiro, acompanhar-se de irmã ou noiva, devendo apresentar-se nos festivais de gala usando colarinho e gravata. (...) (d). O associado que ingressr na sociedade acompanhado de uma mulher suspeita ou duvidosa, será sumàriamente eliminado e ainda ficará sujeito à punição judiciária, par o bem da moral desta Sociedade."

Sociedade Musical Penedense Convite
Recepção de Ano Novo por ocasião da viagem de pesquisa de 1971
Entre os mestres de banda que atuaram nessa sociedade, cumpre citar, além de Henrique Thomáz e Júlio Catarina, Lauro Carmo e Edson Porto. Lauro Carmo foi conhecido mestre de numerosos músicos de Alagoas e Sergipe. Em Propriá, foi professor de João José do Nascimento, músico que atuou em várias cidades, tais como Estância, Alagoinhas e Cachoeira. Sob a sua direção, Estância alcançaria o apogeu de sua história mais recente do cultivo musical, quando três bandas concorriam na preferência da população. Foi contra-mestre da "Banda Industrial" de Propriá, mas resolveu, segundo as suas próprias palavras, "fundar um jazz" e "caiu na orgia". Toda a sua obra foi perdida durante um naufrágio no Rio São Francisco, passando J. José do Nascimento a atuar em Maragogipe, na Bahia.

Edson Porto, que posteriormente atuou em Maceió, é autor da divulgada "Valsa Aracy" (23 de novembro de 1954).

Desde fins do século XIX, Penedo transformou-se em "cidade de pianos" indício da intensidade do cultivo doméstico da música na localidade. Entre os musicistas dilentantes da cidade devem ser citados o médico Alfredo Freire Leahy e Milú Modesto.

(...)

 

zum Index dieser Ausgabe (Nr. 10)/ao indice deste volume (n° 10)
zur Startseite / à página inicial