Timbre Correspondencia Euro-Brasileira

Prof. Dr. A. A. Bispo, Dr. H. Hülskath (editores) e curadoria científica
© 1989 by ISMPS e.V. © Internet-edição 1999 by ISMPS e.V. © 2006 nova edição by ISMPS e.V.
Todos os direitos reservados


»»» impressum -------------- »»» índice geral -------------- »»» www.brasil-europa.eu

N° 09 (1991: 1)


 

Personalidades

 

JOSÉ GERALDO DE SOUZA

Antonio Alexandre Bispo

(Excerto)

 

Jose Geraldo de SouzaNascido em Aparecida/São Paulo, em 8 de dezembro de 1913, e ordenado sacerdote em 8 de dezembro de 1940, em São Paulo, o Prof. Dr. José Geraldo de Souza, atual Presidente da Sociedade Brasileira de Musicologia, festejou a passagem de seus 50 anos de ministério sacerdotal. Em entrevista concedida ao Boletim Salesiano (N° 5, Nov.-Deu. 1990, pp. 29-30), o homenageado recordou a sua profunda vinculação com a tradição religioso-musical de Aparecida do Norte, "Capital da Fé Brasileira".

"Tive a infância embalada pelos piedosos cantos dos romeros e peregrinos, em suas contínuas romagens à Capela da Santa, e ouvindo e vendo meus familiares, por tradição secular, a ocupar o coro sacro com suas vozes e instrumentos" (pág. 29). "Em Aparecida, a 1 de janeiro de 1941, na Basílica onde fui batizado e crismado, celebrei a primeira Missa Solene; no coro, a 4 vozes mistas e instrumentos, meu pai e parentes executaram a Missa Polifônica Primicial, que eu mesmo compusera, sob a batuta do meu primo Pe. Issac" (pág. 30).Diploma de Jose Geraldo de Souza

O Dr. José Geraldo de Souza realizou seus estudos no Instituto Salesiano de Pedagogia e Filosofia (Lorena/Lavrinhas, 1931-33), no Conservatório Dramático e Musical de São Paulo (Composição e Regência, 1950-58), no Pontifício Istituto di Musica Sacra (Musicologia, 1958-64); Canto Gregoriano - mestrado, 1963; doutorado, 1964) e na Pontifícia Universidade Gregoriana - Pontificia Universidade Lateranense (Roma) (Cursos de extensão universitária, 1959-61). Foi professor de Canto Gregoriano, Musicologia sacra, Liturgia e História Eclesiástica no Instituto Pio XI - Studium Theologicum, São Paulo, de Musicologia, Canto Gregoriano, História das Artes, Folclore, Estética, Ciências Físicas e Biológicas aplicadas à Música e Composição em diversas instituições superiores de ensino musical (Faculdade de Estudos Musicais, Santos; Faculdade Paulista de Música; Academia e Faculdade Mozarteum, São Paulo; Instituto Musical de São Paulo, entre outras) e conservatórios (Conservatório Musical do Jardim América e outros). Fês parte do Centro de Pesquisas Folclóricas Mário de Andrade (1950), da Comissão Paulista de Folclore (IBECC-UNESCO, 1951); da Comissão Arquidiocesana de Música Sacra (1945); da Comissão Nacional de Música Sacra (CNBB); pertence à Associação Brasileira de Folclore (1968); à Associação Brasileira de Escritores (1958); à Associazione Santa Cecilia (Roma, 1963); à Consociatio Internationalis Musicae Sacrae (Roma, 1968); à Associazione Internazionale Studi di Canto Gregoriano (Roma, 1976) e à Sociedade Brasileira de Musicologia, desde a sua fundação, em 1981.

Foi condecorado com a medalha Sílvio Romero (1958) e com a medalha pontifícia Paulo VI (1968).

Apontamentos de Musica SacraEntre as suas principais obras, citam-se:
Apontamentos de Música Sacra (!950); Cancioneiro Folclórico do Brasil (1956); Corais do Folclore Brasileiro (1956/59); "Contribuição rítmico-modal do Canto Gregoriano para a música popular brasileira" (1959); "Música folclórica na atual legislação da Igreja" (1965); "História da composição sacro-musical no Brasil" (1957-60); Folcmúsica e Liturgia (1966); Brindes cantados do Folclore Brasileiro (!968); Características da música folclórica brasileira (1969); Carlos d'Argentilly: Cantor pontifício e compositor em seu tempo, ambiente e obras (1977); "Pesquisas etnomusicológicas e composição musical no Brasil" (1982); "D. Bosco e a música" (1984); "Luís da Câmara Cascudo" (1987).

O Dr. José Geraldo de Souza considera como momentos marcantes de sua vida: a sua integração, como participante da Capela Pontifícia, a várias sessões solenes do Concílio Vaticano II, na Basílica de São Pedro, em Roma; a composição e regência do "Cântico Jubilar pelo advento da Rosa de Ouro" à Basílica Nacional de Aparecida, com um coro de 250 vozes, na presença do legado pontifício e do Presidente do Brasil; a defesa pública, em ato solene, da sua tese de láurea, no Pontificio Istituto di Musica Sacra (Roma); a celebração de suas bodas-de-prata, em 1965, no Instituto Teológico Pio XI; o encontro pessoal com o Papa João Paulo II no Congresso Internacional de Música Sacra, em Roma, 1985.

Carlos DArgentillyNo âmbito das comemorações, celebrou-se, no dia 12 de dezembro de 1990, às 19:00 horas, Missa solene na Matriz Basílica (Igreja Velha) de Aparecida do Norte, concelebrada com toda a comunidade dos Redentoristas. Seguiu-se, às 20:30 horas, sessão lítero-musical promovida pelo Departamento de Educação e Cultura da Prefeitura da Estância Turístico-Religiosa de Aparecida, na Biblioteca Pública Municipal "Professora Maria de Lourdes Borges Ribeiro", com apresentação da Camerata da Fundação da Universidade de Taubaté, sob a regência do Mtro. José Teixeira Barreto. No dia 13, às 20:30 horas, teve lugar sessão solene na Câmara Municipal, presidida pelas autoridades, com exposição de obras no saguão da Câmara. Em São Paulo, no dia 16 de dezembro, às 10:00 horas, celebrou-se missa festiva no Santuário Sagrado Coração de Jesus, seguindo-se apresentação dos Canarinhos do Liceu Coração de Jesus e homenagem com Concerto de Natal do Coral S. Pio X de Canto Gregoriano, sob a regência de Eleanor F. Dewey, e do Coral Hans Staden, sob a regência de Edson Leite. Programa: Christe, redemptor omnium (Séc. VI); Ecce nomen Domini (Processional monástico 1893); Tecum principium - Responsorium graduale; Lux fulgebit - Antiphona ad introitum; Antífonas do 2° Noturno do antigo Ofício de Matinas da solenidade do Natal no rito romano e monástico; Gloria in excelsis (da região do Salzkammergut); Puer nobis nascitur (D. Scheidemann, 1570-1625); Viderunt omnes - Responsorium graduale; Antífonas de Laudes da Solenidade do Natal no rito monástico; Dies sanctificatus - Alleluia da Missa do NAtal; Psallite (autor desconhecido, 1530); Hodie Christus natus est - Antífona do cântico das II Vésperas da solenidade do Natal no rito romano e monástico; Alma Redemptoris Mater - Antífona; Gloria IX; Puer natus est nobis - Antífona; Adeste fideles, século XVIII)

 

zum Index dieser Ausgabe (Nr. 09)/ao indice deste volume (n° 09)
zur Startseite / à página inicial