Timbre Correspondencia Euro-Brasileira

Prof. Dr. A. A. Bispo, Dr. H. Hülskath (editores) e curadoria científica
© 1989 by ISMPS e.V. © Internet-edição 1999 by ISMPS e.V. © 2006 nova edição by ISMPS e.V.
Todos os direitos reservados


»»» impressum -------------- »»» índice geral -------------- »»» www.brasil-europa.eu

N° 07 (1990: 5)


 

Literatura

 

Instituto de Investigação Científica Tropical/Museu de Etnologia. Indios da Amazônia

Catálogo de Exposição realizada pelo Museu de Etnologia do Instituto de Investigação Científica Tropical em Lisboa, dezembro 1986/87. 185 pp. il.
Conteúdo: Ernesto Veiga de Oliveira, "O índio brasileiro nos museus portugueses"; Jorge Freitas Branco, "Sobre algumas sociedades das terras baixas sul-americanas".

O diretor do Museu de Etnologia, A. Lima de Carvalho, abre a publicação com as seguintes palavras:
"Com Indios da Amazônia, o Museu de Etnologia expõe, um ano após a sua abertura definitiva ao público, o melhor, o mais rico e mais belo legado cultural ameríndio que dispõe. Nele, escondidos, estão os corpos e as almas, as vozes e as mãos, o som, a festa, a vida e a morte, a identidade original e o universo de tantos povos com capacidade ímpar para, em desafios e lutas desiguais, sobreviver (simbolicamente, ao menos) numa região única no universo, mas, talvez, condenada, para o mal do Homem e do património da Humanidade."

O catálogo inclui vários instrumentos musicais.

(A.A.B.)

 


 

Herculano Silva. Folclore Açoreano

Ponta Delgada: Casa da Cultura da D.R.A.C., 1985. 157 pp.il.

Essa publicação do açoriano Herculano Silva é aqui considerada como exemplo dos esforços empreendidos por vários aficcionados de folclore musical de Portugal, das ilhas e das colonias portuguesass dos diversos países. Esses amadores, sem intenções de realizar trabalho de cunho científico, prestam grande contribuição à preservação do patrimônio musical tradicional. A maioria desses tradicionalistas permanece no anonimato.

Herculano Silva, nascido em Água Retorta, Ilha de São Miguel, radicou-se em Ponta Delgada, onde foi aluno do mestre-capela Manuel António. Participou ativamente da vida musical da cidade, cantando em corais e em espetáculos beneficientes dos mais variados gêneros. Foi convidado para cantar na trilha sonora do filme "Quando o mar galgou a terra", do especialista em cultura açoriana Armando Cortes Rodrigues, gravando o seu primeiro disco na Califórnia, EUA. Participou do despertar de interesses pelo cultivo do folclore açoriano integrando o grupo que traz o nome do pesquisador musical açoriano Tavares Canário (fundado em 1954) e o Grupo Folclórico de São Miguel. Nessas agremiações, recebeu incentivos dos tradicionalistas Pe. José Luiz de Fraga, natural da Ilha das Flores e radicado em São Miguel, Manuel Inácio de Melo, da Salga da Ilha de São Miguel, poeta popular e cantor de desafios, assim como do violeiro Constantino Amaro (viola da terra). Com o grupo de São Miguel, apresentou-se em quase todas as ilhas açorianas, no Festival do Algarve em 1982, na Ilha da Madeira e em festivais internacionais na Holanda, Bulgária, Lituânia e Espanha. O festival realizado por ocasião dos 25 anos da existência do Grupo Folclórico de São Miguel (1980) e o Primeiro Festival Cultural de São Miguel (1984) foram as maiores realizações do gênero nos últimos anos. Com a colaboração do compositor Teófilo Frazão, organizou a coletânea de melodias folclóricas açorianas recentemente publicada.

(A.A.B.)

 

zum Index dieser Ausgabe (Nr. 07)/ao indice deste volume (n° 07)
zur Startseite / à página inicial