Timbre Correspondencia Euro-Brasileira

Prof. Dr. A. A. Bispo, Dr. H. Hülskath (editores) e curadoria científica
© 1989 by ISMPS e.V. © Internet-edição 1999 by ISMPS e.V. © 2006 nova edição by ISMPS e.V.
Todos os direitos reservados


»»» impressum -------------- »»» índice geral -------------- »»» www.brasil-europa.eu

N° 05 (1990: 3)


 

VIDA MUSICAL EM LA VALLETTA E TUNIS NO SÉCULO XIX
IL GUARANY DE A. C. GOMES EM MALTA

Antonio Alexandre Bispo

 

Il Guarany em MaltaComo em várias cidades européias, a capital de Malta também assistiu à mais famosa ópera de compositor brasileiro no auge de sua popularidade (cf. José Penalva, Carlos Gomes, O Compositor, Campinas, 1986, 29). Em 1879/1880 representou-se, no "The Royal Theatre of Malta", sob a regência de A. Siragusa, o "Il Guarany" de Antonio Carlos Gomes. O libreto da ópera foi impresso em Malta (C. Busuttil) e traz uma breve introdução esclarecedora do conteúdo do romance (Dramatis Personae: Don Antonio De Mariz, Sig. G. Roveri (cf. Gaspare Nello Vetro, Antônio Carlos Gomes, Rio de Janeiro, 1982, 67); Cecilia, Signa. E. Tebro; Pery, Sig. F. Conti; Cacico, Sig. R. Minolfi; Gonzales, Sig. F. Cigada; Don Alvaro, Sig. E. Bacci; Ruy Bento, Sig. G. Ferrara; Don Alonso, Sig. C. Vinco.

Em processo semelhante ao ocorrido em Portugal e no Brasil, a segunda metade do século XIX maltês caracterizou-se pelo cultivo da música de salão nas camadas mais altas da sociedade insular. Também aqui distinguiram-se algumas famílias por intensa e refinada prática musical doméstica e foi no ambiente familiar e com professores particulares de piano que se formaram alguns dos mais destacados compositores locais.

Giuseppe Vella La sentimentaleEntre essas estirpes maltesas de amantes da música salienta-se a família Vella. Alguns membros dessa família chegaram até mesmo a mandar imprimir composições em renomadas casas editôras da Alemanha, uma demonstração de consciência de valor e de procura de prestígio social também conhecida no Brasil. Esse foi o caso da Mazurka para piano "La sentimentale" do Dr. Giuseppe Vella, editada pela casa Breitkopf & Härtel de Leipzig. (Foto ao lado)

Paulo Vella Molino a VentoTambém em Malta foram musicistas formados no ambiente impregnado de música de salão da segunda metade do século XIX os que fizeram as primeiras tentativas de relacionar composições musicais com sentimentos nativistas.

Essa intenção manifesta-se no Schottische "Molino a Vento" de Paolo Vella P.S., compositor de Malta-Sliema, que, no seu título, evoca os tradicionais moinhos de vento da ilha e, na litografia da capa, figura popular maltesa. Musicalmente, porém, não se tem aqui o emprêgo de material folclórico, mas sim a intenção de caracterizar sentimentalmente um determinado aspecto da vida tradicional do país.

A dança popular nacional de Malta, Il Maltija, originalmente dançada por camponeses (Zept e Grez), parece ter sido já no século XVIII estilizada em gavota para ser dançada em sociedade. Ainda hoje é dançada, ao som da gaita de foles, em cerimônias especiais (a 4 de abril de 1951 foi dançada perante a rainha da Inglaterra no palácio de Valletta). (exemplo abaixo)

Il MaltijaSe já no século XVIII a ilha estava vinculada a centros do Norte da África sob o domínio dos grãos-mestres da Ordem, o relacionamento cultural de Malta com cidades como Tunis e Tanger desenvolveu-se acentuadamente no decorrer do século XIX. A vida musical de cunho europeu na Tunísia floresceu rapidamente desde a emancipaçãqo do país do domínio turco (autonomia em 1871). A influência francesa aumentou consideravelmente em poucas décadas. Quando a Itália tentou estabelecer-se em território tunísio, a França já pôde forçar a assinatura do Tratado de Bardo (1881) e, a seguir, através de ação militar, o reconhecimento do Protetorado.

Johan Gatt Polka-MarcheTambém do ponto de vista musical criou-se um confronto entre a vida musical de cunho italiano da Malta britânica e a de cunho francês de Tunis. Vínculos musicais foram estabelecidos e mantidos principalmente por bandas de música, cujos mestres e músicos também atuavam como professores e compositores de salão.

Entre esses compositores destaca-se aqui John Gatt, oficial do Nichzan Iftikhar e chefe da música maltesa "Duke of Connaught band" de Tunis, que assinava com "Jean" suas composições impressas na própria capital da Tunísia (mas com texto musical gravado em Marselha ou em Leipzig). Um exemplo do repertório não-militar das bandas da região é a "Polka-Marche Marie-Carmen".

Gatt foi sobretudo compositor de valsas. A valsa "Suprême Aurore", com sua melodia em terças, e, principalmente, a valsa lenta "Jessy", com sua flexibilidade agógica, denotam elementos comuns ao gênero em diversas outras regiões cosmopolitas do mundo.

John Gatt Valsa

John Gatt El DoradoAs peças de J. Gatt conservadas na Biblioteca de Malta demonstram a receptividade dos altos círculos da sociedade de Tunis pelas danças de moda da Europa. Malta e Tunis também conheceram o tango, como demonstra a composição "El Dorado" de J. Gatt. (Exemplo abaixo)

Nos círculos com aspirações a aprimoramento da sensibilidade e da cultura artística pôde desenvolver-se também uma vida musical de cunho erudito. A composição "Andante religieux pour violon avec accompagnement d'orgue" de J. Gatt denota a influência da espiritualidade da música religiosa francesa cultivada nas igrejas e conventos de Tunis, cidade que chegou a ficar conhecida pela qualidade de sua música sacra.

 

zum Index dieser Ausgabe (Nr. 05)/ao indice deste volume (n° 05)
zur Startseite / à página inicial