Timbre Correspondencia Euro-Brasileira

Prof. Dr. A. A. Bispo, Dr. H. Hülskath (editores) e curadoria científica
© 1989 by ISMPS e.V. © Internet-edição 1999 by ISMPS e.V. © 2006 nova edição by ISMPS e.V.
Todos os direitos reservados


»»» impressum -------------- »»» índice geral -------------- »»» www.brasil-europa.eu

N° 05 (1990: 3)


 

DA QUESTÃO DO "CONTEXTO MEDITERRÂNEO" NO ESTUDO DA CULTURA MUSICAL NO MUNDO DE LÍNGUA PORTUGUESA

 

Antonio Alexandre Bispo

 

Prof. Luiz Heitor Correa de Azevedo, UNESCO
La Méditerranée et la Musique Brésilienne
"Mère, non pas la masse d'eau, mais celle qui donne la vie: mater, la madre. Or, en effect, considérant la civilisation dite occidentale, à laquelle nous tous appartenons, aussi bien en Europe que dans le Continent américain, il est clair que la Méditerranée a été la voie qui a acheminé cette civilisation, autour de laquelle elle s'est formée et a pu naître. La mer que parcouraient Ulysses et Saint Paul et qui a englouti leurs vaisseaux a permis a notre monde d'hériter la connaissance juive du Dieu unique, de recevoir la pensée hellénique, d'adopter les institutions politiques et juridiques romaines et de suivre la doctrine prêchée, en Galilée, par un certain Jésus de Nazareth, source de foi et de chefs-d'oeuvre du génie artistique et littéraire à travers les âges."

Colóquio: A Influência do Mediterrâneo nas tradições populares e na música no Brasil, Nice, julho de 1984. Luiz Heitor Correa de Azevedo 80 anos. Rio de Janeiro: Sociedade Brasileira de Musicologia/Funarte, 107

Na literatura específica ou em obras gerais de interesse para o estudo da cultura musical no mundo de língua portuguesa encontram-se freqüentemente reflexões de cunho geográfico-cultural. Uma das questões fundamentais sempre discutidas é a do relacionamento histórico-musical de Portugal como país situado na extremidade ocidental da península ibérica com contextos culturais determinados geográficamente pelo Oceano Atlântico e pelo Mar Mediterrâneo.

Em estudos e ensaios depara-se com conceitos como o de "civilização atlântica" e com considerações a respeito do papel exercido por Portugal como transmissor a regiões ultramarinas de elementos de antiga "civilização" mediterrânea. Essa discussão é, naturalmente, de importância para países da costa ocidental da África e, principalmente, para o Brasil.

Cada vez mais intensamente parece retornar o interesse pela consideração dos vínculos entre Portugal, os países do Norte da África e a área mediterrânea em geral nas reflexões relativas às origens de certas tradições brasileiras, por exemplo em estudos a respeito de cavalhadas, aboios e determinados conjuntos instrumentais. Também na pesquisa histórico-musical propriamente dita impõe-se a consideração de um contexto mais amplo e, no caso, mais adequado do que aquele transmitido pela História da Música escrita a partir de um ângulo de perspectiva centro-européia. Todo progresso nesse terreno exige trabalho propedêutico de difícil mas necessário levantamento de fontes, pois se trata de região até agora insuficientemente estudada em muitos de seus aspectos. Exige também a consideração de regiões e países que não pertencem ao mundo de língua portuguesa.

Esse necessário e gradual delineamento de um contexto geral mais apropriado para o estudo histórico-musical visto "da perspectiva do hemisfério sul" foi objeto de reflexões entre o editor e aquele que viria a ser o primeiro presidente da Sociedade Brasileira de Musicologia, Roberto Schnorrenberg. Também foi, desde o início, um dos principais objetivos do instituto dedicado a estudos da cultura musical no mundo de língua portuguesa, fundado oficialmente em 1985 na Alemanha.

Durante congresso realizado na Itália, em 1984, o editor entrou em contacto com representantes da vida musical e da pesquisa da música de Malta. Dirigiu-se a seguir a esse país em viagem de estudos, onde pôde constatar grande interesse numa cooperação com o Brasil e com todos aqueles que procuram a valorização de certos aspectos até hoje desconsiderados de uma História da Música vista da perspectiva "do sul".

Com a intenção de publicar, em números posteriores, embora não regularmente, notícias de outras regiões da área mediterrânea, além de discutir o contexto atlântico, o presente caderno traz, principalmente, alguns aspectos da tão pouco estudada história da música de Malta. Deve-se observar que o artigo de S. Moore (Groves Dic. 11, 589/90) é insuficiente, como vários verbetes desse dicionário relacionados com a área aqui considerada. A história da música de Malta tem o seu mais aprofundado estudo depositado em manuscrito na biblioteca do Istituto Pontificio di Musica Sacra. Esta tese de R. Cilia superou as obras até então existentes, por exemplo o livro básico de U. Rolandi, Musica i musicisti di Malta (Livorno, 1932).

 

zum Index dieser Ausgabe (Nr. 05)/ao indice deste volume (n° 05)
zur Startseite / à página inicial