Timbre Correspondencia Euro-Brasileira

Prof. Dr. A. A. Bispo, Dr. H. Hülskath (editores) e curadoria científica
© 1989 by ISMPS e.V. © Internet-edição 1999 by ISMPS e.V. © 2006 nova edição by ISMPS e.V.
Todos os direitos reservados


»»» impressum -------------- »»» índice geral -------------- »»» www.brasil-europa.eu

N° 04 (1990: 2)


 

SÃO JOÃO DEL-REI: NOVAS PERSPECTIVAS PARA PESQUISAS HISTÓRICO-MUSICAIS
CATALOGAÇÃO DO ACERVO DA LIRA SANJOANENSE

Antonio Alexandre Bispo

(Excerto)

 

Teatro de Sao Joao del-ReiAluízio José Viegas, desde 1974 no corpo administrativo da Lira Sanjoanense e responsável pelo rico patrimônio histórico-musical da entidade, é uma das personalidades de Minas Gerais que mais labutam idealisticamente pela conservação de documentos e pela valorização da cultura musical de sua cidade. Os seus esforços possibilitaram a ampliação da sede e a restauração do edifício, ganhando o arquivo musical uma sala própria, isenta de umidade e infiltração, ventilada e com bastante claridade. O acervo, ainda por organizar, é conservado em estantes de aço.

Quanto a pesquisas, iniciou, há tempo, um estudo do Padre José Maria Xavier (1819-1887) e levantou, em fichas, toda a sua obra existente em São João del-Rei. Conseguiu também novos dados históricos a respeito de sua vida sacerdotal e musical. Tenciona fazer também um trabalho sobre a música nas irmandades de São João del-Rei, especialmente na Ordem do Carmo e na Confraria de Nossa Senhora da Boa Morte. Jose Maria Xavier

Da Ordem do Carmo fêz um trabalho sobre a construção da igreja e que está publicado na Revista do Instituto Histórico e Geográfico de São João del-Rei. Escreveu também outro estudo, ainda a ser ampliado e revisto, a respeito do órgão existente naquela igreja, já contando com um levantamento de nomes de organistas e de obras executadas.

Da Confraria de Nossa Senhora da Boa Morte, estudou vários documentos e já chegou à conclusão de ter sido essa irmandade aquele preferida pelos músicos em fins do século XVIII e início do XIX. Nenhuma outra festividade mariana apresenta tantas obras de autores locais como as solenidades dessa confraria, preparatórias da Assunção de Nossa Senhora (novenas, Trânsito e Assunção, de 5 a 15 de agôsto). Muitas delas são até hoje executadas pela Lira Sanjoanense.

Desde 1981 atuando em instituição de nível superior, A. José Viegas terá agora modificada a sua situação em conseqüência da federalização das escolas superiores existentes e da constituição da Fundação de Ensino Superior de São João del-Rei (FUNREI) a partir de 21 de abril de 1987. Espera-se uma fase promissora dos trabalhos musicológicos em São João del-Rei. O projeto de restauração, organização e catalogação do arquivo musical da Orquestra Lira Sanjoanense pode ser considerado como de grande interesse musicológico.

Sociedade de Concertos Sinfonicos Sao Joao del-Rei.

 

zum Index dieser Ausgabe (Nr. 04)/ao indice deste volume (n° 04)
zur Startseite / à página inicial