Prof. Dr. A. A. Bispo, Dr. H. Hülskath (editores) e curadoria científica
© 1989 by ISMPS e.V. © Internet-edição 1999 by ISMPS e.V. © 2006 nova edição by ISMPS e.V.
Todos os direitos reservados


»»» impressum -------------- »»» índice geral -------------- »»» www.brasil-europa.eu

N° 02 (1989: 2)


 

Portal Mosteiro da Batalha
600 Anos de início da construção do Mosteiro de Nossa Senhora da Vitória da Batalha. Portal
(Foto A. A. Bispo, Acervo ISMPS)

Biênio comemorativo dos 500 anos da viagem de Bartolomeu Dias

I° Colóquio euro-brasileiro

Música nas relações culturais:

Cultura brasileira e luso-brasileira

31 de agosto a 10 de setembro
Bonn, Kommern e Colonia

e

II° Simpósio Internacional
"Música Sacra e Cultura Brasileira"

Sessões conjuntas na capital da Alemanha, Bonn, 5 a 8 de setembro

Mudança de paradigmas
nos estudos das tradições religiosas do Brasil

Temas

    Judaísmo e mística na época dos Descobrimentos e suas repercussões na formação da cultura do Brasil
    Contactos Europa-África, em especial Reino do Congo nos séculos XV e XVI e seu significado cultural e histórico-musical
    Simbologia das representações de combates e coroações, no exemplo da Congada
    Simbolismo de instrumentos musicais nas tradições populares brasileiras
    Simbologia de danças religiosas: São Gonçalo
    Música e Penitentes no Brasil
    Procissão de Corpus Christi e o repertório de expressões festivas
    Folias do Divino Espírito Santo e no culto de santos nas várias regiões do Brasil

 

Relato

 

Do dia 5 ao dia 8 de setembro, os participantes brasileiros convidados pelo ISMPS ficaram hospedados no centro de convenções da "Landjugenakademie", instituição essa situada no bairro de Bonn-Röttgen da capital da Alemanha.

Os trabalhos públicos realizaram-se no dia ó de setembro. Na sessão da manhã, estiveram presentes, entre outras autoridades, vários representantes de fundações e institutos culturais da Capital da Alemanha, assim como representantes da Sociedade Teuto-Brasileira e do Ibero-Club. Presente estava também o presidente da Sociedade Alemã para os Países Africanos de Língua Portuguesa, Prof. Dr. Dr. h.c. Manfred Kuder.

Simpósio Bonn Dir. BispoNo inicio da sessão, o representante da Embaixada do Brasil apresentou a saudação da missão diplomática do país, na ocasião ainda sem embaixador, e expressou o convite aos especialitas brasileiros para a recepção a ser oferecida no dia seguinte em comemoração ao dia Independência.

A sessão teve início com uma conferência introdutória do Dr. A. A. Bispo sobre o tema "Cristianismo e Judaísmo na África do século XVI e tradições religiosas do Brasil". Seguiu-se uma conferência da Profa. Laura Della Monica, docente de Folclore e Museologia em várias instituições de São Paulo, de Araras e de Santos, a respeito do tema: " A Dança Cultual dos Congos e as Congadas no Brasil“. A palestra foi ilustrada com numerosos exemplos musicais e diapositivos. Quase que em continuidade a essa explanação feita de forma sistemática, clara e repleta de dados informativos, seguiu-se conferência de José Gerardo Guimarães, docente de Folclore da Faculdade São Judas Tadeu (São Paulo), discorrendo a respeito do tema: "Música e Instrumentos musicais com função cultual de uma Banda de Congos“. Nessa palestra, igualmente ilustrada com diapositivos, o conferencista relatou os resultados de suas detalhadas investigações no Estado do Espirito Santo.

Colloquium Musiktradition in Brasilien

É obrigação dos pesquisadores corrigir as visões errôneas a respeito das tradições populares cristãs do Brasil que, em parte, são divulgadas pela literatura. Apenas através da difusão dos resultados das pesquisas que comprovam que essas tradições cristãs são de origem medievais é que a discussão poderá tornar-se mais objetiva e adequada, evitando-se interpretações falsas.

Es sei nun Aufgabe der Wissenschaftler, das in der Literatur teilweise falsche Bild christlicher Volkstraditionen in Brasilien und anderen Ländern zu revidieren. Nur durch die Vermittlung der wissenschaftlichen Erkenntnisse, daß christliche Volkstraditionen mittelalterlichen Ursprung haben, könne eine Versachlichung der Diskussion herbeigeführt und eine falsche Interpretation vermieden werden, betonte Bispo.

Bonner Stadtanzeiger, 7.09.89.

Bispo Goergen
Prof.Dr.H.Görgen (à direita) e Dr. A. A. Bispo
Na discussão que se seguiu, um dos presentes salientou a semelhança de certas tradições ligadas ao culto de Nossa Senhora do Rosário em algumas aldeias da região do Eifel com alguns dos fatos descritos pelos conferencistas.

A segunda parte da sessão da manhã foi aberta por uma conferência de natureza completa diversa. Tratou-se do problema da "Pesquisa folclórico-musical como pressuposto para o aproveitamento do folclore“. Essa conferência esteve a cargo da folclorista e cantora Ely Camargo. Ela descreveu o seu trabalho de pesquisa de campo e o processo de elaboração do material para fins de interpretação no caso especial da Dança de São Gonçalo. A conferência despertou particular interesse daqueles ouvintes ligados a entidades que defendem o uso do folclore religioso na música pastoral da America Latina.

A sessão encerrou-se com uma conferência da Profa. Dra. Julieta de Andrade sobre "A Música dos Penitentes no Brasil". Na sua palestra, ilustrada com diapositivos e gravações, a Dra. J. de Andrade relatou os resultados de investigações de campo, tecendo considerações relevantes de cunho histórico-religioso que teriem merecido muito mais tempo de explanação do que aquele colocado à disposição.

A sessão da tarde foi presidida pelo Professor Dr.DDr.h.c. Hermann M. Görgen, Presidente da Sociedade Teuto-Brasileira, colaboradora do colóquio em Bonn. Na abertura da sessão, esse grande conhecedor da cultura brasileira e batalhador pelo Brasil na Alemanha salientou o trabalho desenvolvido há anos pela sociedade que dirige e a grande importância do tema do colóquio. Os profundos elos que ligam culturalmente o Brasil à Alemanha seriam, na sua opinião, principalmente de natureza religiosa.

Hermann Goergen a A.A.Bispo

Prof.Dr.DDr.h.c. Hermann M. Görgen

Sehr geehrter Herr Dr. Bispo
(...) Ihr Schreiben hat mich sehr gefreut, weil man in dem harten Geschäft der deutsch-brasilianischen Beziehungen (...) kaum eine Anerkennung findet.
Ich habe das von Ihnen veranstaltete Symposium, soweit ich konnte, in vollem Umfang begleitet und die Worte, die ich über Sie gesagt habe, kamen aus Wissen und Herzen. Sie sind wirklich der Einzige in der Bundesrepublik, der so etwas fertig bringt!

Prezado Sr. Dr. Bispo,

(...) a sua carta deixou-me muito contente, pois poucas vezes recebemos reconhecimento nesta dura tarefa das relações teuto-brasileiras.

Eu acompanhei plenamente o Simpósio que foi realizado pelo Senhor, na medida das minhas possibilidades. As palavras que pronunciei a respeito vêm do conhecimento e do coração. O Senhor é, realmente, o único na República Federal que consegue realizar algo assim.

A primeira conferência da tarde, a cargo do Prof. Dr. A. Pellegrini, deveria fornecer uma visão geral das 'Festas do Catolicismo no Brasil". salientando o papel relevante da Festa de Corpus Christi em todas as considerações relacionadas com a cultura católica. O conferencista ilustrou a sua exposição com numerosos diapositivos de procissões em diversas cidades a partir da década de sessenta.

O Prof. Dr. Görgen indagou a respeito da situação atual da festa de Corpus Christi no Brasil, lamentando a perda gradativa de seu significado cultural na Alemanha.

A segunda conferência da tarde esteve a cargo da Sra. Simone Godoi, representante da Escola de Folclore orientada pela Dra. Julieta de Andrade e foi dedicada ao tema: "A música religiosa no quotidiano familiar". A conferencista levantou aspectos pouco conhecidos da prática de orações cantadas em famílias de regiões rurais e urbanas, ilustrando a sua explanação com gravações musicais. Seguiu-se uma longa troca de impressões com o presidente de honra da sessão, Prof. Dr. Görgen, que se mostrou altamente interessado em ter informações a respeito das observações da conferencista no meio industrializado e secularizado das grandes cidades, sujeito ao domínio quase que absoluto dos meios de comunicação de massa.

As três conferências da segunda parte da sessão da tarde do colóquio em Bonn estiveram ligadas entre sí por uma temática comum. Todas elas procuraram salientar aspectos dos costumes festivos-religiosos do Brasil, respectivamente nas regiões Norte e Nordeste e nas regiões Centro e Oeste. Luís Fernando Andrade Soares, Vice-Presidente da Associação Brasileira de Folclore, expôs, em conferência do maior interesse pela novidade dos dados apresentados, os resultados de suas pesquisas de folias, principalmente no Pará. Deu exemplos, entre outros, de Folias de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro e trouxe até mesmo do Brasil um instrumento musical utilizado pelos grupos locais.

O conferencista seguinte, Prof. Alberto T. Ikeda, que já lecionou folclore em várias instituições de São Paulo e atualmente dirige o Colégio Friburgo daquela capital, considerou o tema das folias principalmente a partir de suas pesquisas em Goiás. Levantou a importância desse fato folclórico-religioso para a identidade cultural das várias comunidades, mostrando as diferenças entre grupos de folias goianos e baianos.

Após esses dois detalhados relatos de pesquisas, que motivaram viva participação do auditório na discussão que se seguiu, encerrou-se a sessão da tarde com uma conferência a respeito das Folias do Divino Espírito Santo no Mato Grosso. Com base em dados recolhidos em pesquisas de campo, a folclorista Martha Haug trouxe ao conhecimento dos presentes inúmeros aspectos da tradição estudada em região de fronteira com o mundo da América espanhola, região essa tão pouco considerada nos estudos sobre a cultura musical do Brasil.

 

Congo Vila Bela MT
Rei e rainha, damas e valetes. Festa de S. Benedito durante a Dança do Congo, Vila Bela, MT, 1988
(Foto M. Haug)
Martha Haug (Cuiabá, Mato Grosso)

A Folia do Divino e a Dança dos Congos em Vila Bela da Santíssima Trindade

O município de Vila Bela da Santíssima Trindade está a oeste do Estado de Mato Grosso, no limite com a República da Bolívia. Distante pouco mais de 500 quilômetros de Cuiabá, Capital do Estado, insere-se entre duas regiões geográficas distintas: Pantanal e Amazônia.

Em julho de 1988, fui a Vila Bela da Santíssima Trindade a fim de coletar dados diversos. Era época em que a folia do Divino arrecadava esmolas para a Festa do Santo. Uma aura festiva envolvia a comunidade. De quinta-feira, dia 21 a terça-feira, 26, vivenciei a religiosidade, a alegria, a bondade e a inesquecível acolhida dos vila-belenses. Passo a relatar:

A primeira parte refere-se à Festa dedicada ao Divino Espírito Santo. Dou destaque para a folia que abre o período festivo arrecadando esmola entre os moradores da cidade e do interior. Integram-na instrumentistas e cantores.

Na segunda parte, o tema contém a Festa seguinte, dedicada a São Benedito e cujo ponto axial está na homenagem que lhe prestam os componentes da Dança do Congo.

As conferências e as discussões do Simpósio foram publicadas na coletânea coordenada por A. A. Bispo de título:
Beiträge über christliche Volkstraditionen und synkretistische Erscheinungsformen religiöser Überlieferungen in Brasilien
Musices Aptatio 1989/1990

 

 

zum Index dieser Ausgabe (Nr. 02)/ao indice deste volume (n° 02)
zur Startseite / à página inicial